Fraunhofer Portugal oferece tablets à população sénior para combater o isolamento social
Fraunhofer Portugal oferece tablets à população sénior para combater o isolamento social
A rede COLABORAR, do centro de investigação Fraunhofer AICOS (FhP AICOS), está a oferece tablets a cidadãos da terceira idade de nove instituições. No total, o instituto de investigação sediado na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto vai oferecer 33 tablets que têm como objetivo combater o isolamento social resultante da pandemia Covid-19, assim como promover o contacto dos idosos com as suas famílias.
Os equipamentos eletrónicos pretendem, sobretudo, contribuir para o bem-estar deste grupo da população, estimulando o contacto e a proximidade com familiares. Além disso, permitem também momentos mais lúdicos através de alguns jogos e atividades.
Esta iniciativa da rede COLABORAR surge no âmbito do Projecto ELAPSE, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, que consiste num estudo que avalie o impacto da tecnologia no combate ao isolamento social dos idosos.
O Living Lab COLABORAR é uma rede de voluntários do FhP AICOS, com o intuito de ligar investigadores em tecnologia com utilizadores. Esta ligação permite perceber os requisitos do utilizador, as suas necessidades e desenhar tecnologia que se adapta a cada público-alvo.
Desde 2011, o Living Lab já serviu mais de 70 projetos de investigação e promoveu mais de 2700 atividades que levaram a inovações tecnológicas. Desta vez, decidiu oferecer 33 tablets a nove instituições de apoio à terceira idade. As Associações Monte Pedral e Senhor do Bonfim já receberam os equipamentos eletrónicos que vão aproximar os idosos às suas famílias.