É já no próximo dia 3 de julho que será conhecida a equipa vencedora da 10.ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal. A iniciativa, organizada pela PortugalFoods desde 2017, e que conta com a parceria da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, irá distinguir, entre as oito equipas em prova, a proposta de alimento do futuro que melhor incorpore os princípios da inovação, da ecologia e da sustentabilidade. Os produtos a concurso, para além da sua abordagem ecoinovadora, devem ainda responder aos requisitos fundamentais de qualquer produto alimentar, nomeadamente o sabor, a textura, as propriedades organoléticas e a experiência de consumo.
Para eleger o produto que melhor se enquadra nos objetivos desta competição, o Prémio ECOTROPHELIA Portugal conta com um júri multidisciplinar composto por representantes da academia, da indústria agroalimentar, do ecossistema de inovação e tecnologia, bem como de áreas complementares, como a gastronomia, o marketing e a comunicação.
Ao longo de um dia marcado pela exigência e competitividade, as equipas terão de apresentar e defender os seus projetos, através de provas de produtos, demonstrando a viabilidade económica, o potencial de mercado e a proposta de valor agregada, incluindo aspetos como a embalagem, o design e o plano de marketing.
No final, só uma equipa será vencedora, mas todos os participantes sairão a ganhar. Além dos prémios monetários atribuídos, as equipas finalistas terão acesso a um programa desenvolvido pelo EIT Food, a principal entidade europeia de inovação alimentar, impulsionada pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), que une e dinamiza um ecossistema alargado de empresas, startups, centros de investigação e universidades a nível internacional.
Os vencedores, além do prémio monetário atribuído, ganham também a oportunidade de participar na competição ECOTROPHELIA Europe, que coloca frente a frente os projetos vencedores das competições nacionais, de mais de uma dezena de países europeus. O concurso internacional irá decorrer a 18 e 19 de outubro na SIAL, em Paris, um dos principais palcos internacionais para a indústria agroalimentar, reconhecida pelo foco na inovação e por reunir produtores, distribuidores, importadores e exportadores de todo o mundo. Para reforçar a preparação para esta competição internacional, a equipa vencedora receberá três apoios tendentes a melhorar o produto para a competição europeia:
- Distinção Strategy Up, atribuída pela consultora especializada MarketAccess e que prevê apoio no robustecimento do plano de negócios para a competição europeia.
- Distinção Design Up, atribuída pela Tekzenit, que garante consultoria com o propósito de incrementar a proposta de design do projeto para a competição europeia.
- Distinção Communication UP, atribuída pela Toastmasters International, que garante consultoria para melhorar o plano de comunicação e o pitch para a competição europeia.
As outras equipas poderão também ser premiadas, uma vez que há outras distinções em competição:
- Distinção Nutri Up, selecionada pela Associação Portuguesa de Nutrição (APN), visa premiar o produto com o melhor perfil nutricional. A equipa vencedora terá consultoria e acesso gratuito à edição de 2026 do Congresso de Nutrição promovido pela APN.
- Distinção Rise Up, atribuída pela UPTEC – Parque de Ciências e Tecnologia da Universidade do Porto, que avaliará o potencial empreendedor de cada equipa. A equipa premiada terá possibilidade de usufruir de quatro meses de incubação e acesso a uma escola de startups.
- Distinção Business Up, atribuída pelo PORTIC – Porto Innovation Center, que destaca o espírito empreendedor das equipas participantes. O projeto vencedor terá oportunidade de beneficiar de mentoria completa pela Start-up Porto, bem como de uma visita às instalações da PORTIC.
Organizado desde 2017 pela PortugalFoods, o Prémio ECOTROPHELIA Portugal tem o Alto Patrocínio da Presidência da República, o apoio da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, da PORTIC – Porto Innovation Center, da Associação Portuguesa de Nutrição, de Market Access, de tekzenit, de APCER, de Lipor, de Atrian, de Delta, de Pudim da TV, de LicÓbidos, de Conservas Portuguesas Norte, de Fabridoce, de Be the not e de Toastmasters International.
No total, à 10.ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2026, foram submetidas 21 candidaturas, que incluíram a participação de 80 alunos de 11 instituições de ensino distintas. Destas, foram selecionadas as 8 equipas finalistas que estarão em competição no próximo dia 3 de julho, sexta-feira. As categorias de produtos incluem: recheios/cremes para barrar, bebidas, snacks e um molho.
.jpg%3F2026-07-03T11%253A33%253A21.248Z&w=3840&q=100)



