Fraunhofer Portugal celebra 10 Anos de investigação de utilidade prática
Fraunhofer Portugal celebra 10 Anos de investigação de utilidade prática
Soluções para um rastreio mais rápido cancro da pele, microscópios portáteis para a deteção de malária, fatos de surf inteligente, internet em países em desenvolvimento, otimização da agricultura através de tecnologia de precisão e tecnologias que promovem o envelhecimento ativo e saudável. Estas são apenas algumas das soluções que o Fraunhofer AICOS desenvolveu durante os últimos 10 anos de promoção da investigação de utilidade pública.
Localizado na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, o Instituto cresceu de 12 para 80 investigadores altamente qualificados que trabalham em áreas como Indústria 4.0, IoT (Internet of Things), Soluções Integradas para a Saúde, Inteligência Artificial, Machine Learning, Manutenção Preditiva, Sistemas Ciber-físicos e Visão Computacional.
Ao celebrar 10 anos de existência, o Fraunhofer AICOS faz um balanço de perto de 100 projetos de investigação liderados nas áreas da saúde, agricultura, retalho, energia e telecomunicações, envolvimento com 10 projetos Europeus e criação de parcerias com 150 organizações, em mais de 31 países.
Fundada pela Fraunhofer-Gesellschaft, o maior instituto de investigação aplicada da Europa, a Associação Fraunhofer Portugal começou a sua história em 2007 quando Portugal e a Alemanha estabeleceram um acordo de parceria para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia. Fruto deste acordo, a Associação Fraunhofer Portugal foi fundada em 2008 pela Fraunhofer-Gesellschaft e a CCILA, a Câmara de Comércio Luso-Alemã.
Finalmente em 2009, e é essa data que é assinalada, a Associação Fraunhofer Portugal inicia as suas atividades de investigação, com a criação do instituto de investigação AICOS – Assistive Information and Communication Solutions. As instalações do AICOS são estabelecidas na UPTEC, fruto de uma pareceria entre o Fraunhofer-Gesellschaft, a FCT e a Universidade do Porto (U.Porto).
O evento de celebração dos 10 anos do Fraunhofer AICOS teve lugar no Terminal de Cruzeiros em Matosinhos, no passado dia 27 de setembro, e contou com a presença do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira; a Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Helena Pereira, o Diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), João Falcão e Cunha; Konrad Herre, CEO do Sensry GmbH; Frank Treppe, Director de Políticas e Relações Externas da Fraunhofer-Gesellschaft; Dirk Elias, Division Manager na Bosch