UPTEC assina protocolo de colaboração com o Instituto dos Registos e do Notariado

UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade Porto celebrou, no passado dia 24 de março, um protocolo de colaboração com o IRN I.P. – Instituto dos Registos e do Notariado.

A cooperação entre as duas entidades vai permitir uma maior aproximação entre as soluções desenvolvidas pelas startups da comunidade UPTEC e as necessidades do IRN, nomeadamente em matérias relativas às áreas financeira, formação e saúde no trabalho, patrimonial, jurídica e contratação pública.

Recentemente, o IRN lançou uma área orgânica especificamente dedicada à matéria da responsabilidade social e ambiental, identificando oportunidades para o desenvolvimento de parcerias que promovam projetos socialmente responsáveis. Este protocolo surge, então, para aliar os pontos fortes de cada entidade: a UPTEC enquanto ecossistema de inovação e a IRN como entidade de prestação de serviços aos cidadãos e às empresas.

“Para a UPTEC, é essencial criar sinergias entre entidades estabelecidas no mercado – com a IRN -, sejam públicas ou privadas, e a nossa comunidade de startups. É através desta ligação entre entidades experientes com desafios concretos e startups que acompanham as tendências e estão no epicentro da inovação que surgem, muitas vezes, soluções e projetos de vanguarda.”, afirma Maria Oliveira, diretora de negócio da UPTEC.

Na reunião anterior à assinatura, foram apresentadas duas empresas, Adyta –  uma spin-off da Universidade do Porto, especializada na proteção de comunicações e em análises funcionais e criptográficas – e a Acages– startup que desenvolve soluções informáticas de apoio a organismos da administração pública –, duas empresas incubadas na UPTEC.

Nesta sessão estiveram presentes o Professor Fernando Silva, Vice-Reitor da U. Porto para a Universidade Digital, Qualidade e Melhoria Contínua; Joana Resende, Presidente da UPTEC e Pró-Reitora para o Planeamento, Empreendedorismo e Transferência do Conhecimento; Maria Oliveira, Diretora de Negócio da UPTEC; e Fernando Pires, Diretor Financeiro da UPTEC. Já O IRN fez-se representar por Filomena Rosa, Presidente do IRN; Jorge Rodrigues da Ponte, Vice-Presidente do IRN e Bruno Maia, Vogal do IRN.

O Instituto dos Registos e do Notariado, I. P. (IRN, IP), é um instituto público integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa, que executa e acompanha as políticas relativas aos serviços de registo para assegurar a prestação de serviços aos cidadãos e às empresas no âmbito da identificação e do registo civil.