SUMMARY apresenta exposição em realidade virtual nos Estados Unidos

The Reasons Offsite, uma exposição em realidade virtual da autoria da SUMMARY, está a ser exibida na Salt Gallery da Boston Society of Architects Foundation. O estúdio de arquitetura portuense criou uma experiência imersiva para os visitantes, através de uma exposição virtual, interativa e imaterial.

A SUMMARY, uma empresa que nasceu na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, estreia uma exposição que utiliza realidade virtual em Boston. The Reasons Offsite é uma experiência completamente diferente para qualquer visitante. Todos os visitantes têm de usar óculos especiais de realidade virtual e podem seguir o seu próprio percurso, já que a exposição não tem material físico. Cada pessoa escolhe o que quer ver, em que momento quer ver e com que detalhe quer ver.

O objetivo da exposição é fazer uma radiografia dos diferentes momentos da evolução histórica da arquitetura pré-fabricada. The Reasons Offsite conta também com a cooperação de outros nomes da arquitetura mundial como Yona Friedman, professor no MIT e Universidade de Harvard, e Pedro Alonso, um dos curadores da Bienal de Veneza de 2014.

“Uma exposição em realidade virtual permite expor de forma mais económica e simples, quando comparado com as exposições de arquitetura tradicionais. Neste caso, a transferência e a produção de conteúdo não implica o envio de caixas infindáveis com material expositivo ou a impressão de rolos de papel, permitindo evitar custos e até produção de lixo.” afirma Samuel Gonçalves, fundador da SUMMARY.

A estreia de The Reasons Offsite, exposição com o apoio da Câmara Municipal do Porto, decorreu na Tirana Architecture Week 2018. A Salt Gallery da Boston Society of Architects Foundation recebe esta exposição até 24 de março.