Startups da UPTEC marcam presença na Web Summit

Há 17 startups com ligação à UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto a marcar presença na Web Summit, o maior evento de empreendedorismo do mundo. Empresas como a Barkyn, a Smartex e a Defined.ai vão, inclusivamente, fazer pitch no main stage da Web Summit perante uma plateia com empreendedores, investidores e startups nacionais e internacionais.

São inúmeras as soluções inovadoras made in UPTEC que podem ser vistas na Web Summit. A Azitek, por exemplo, desenvolve uma tecnologia RFID para potenciar a digitalização de logística, a Bandora criou uma plataforma para a gestão de smart buildings, enquanto a Engimotion quer democratizar o acesso das PMEs à robótica.

Já a Gripwise desenvolveu um sistema com um dinamómetro que recolhe dados para a avaliação da fragilidade e sarcopenia, a Hestia Delivery é uma empresa de logística especializada na entrega de encomendas de comércio eletrónico e a Skizo transforma os plásticos e redes de pesca recolhidos no oceano em ténis e vestuário.

Por sua vez, a Smartex utiliza inteligência artificial, machine learningcomputer vision para detetar e prevenir a ocorrência de defeitos nas máquinas de tricotar circulares, a SurgeonMate desenvolve produtos que melhoram a performance dos cirurgiões e a Tagpeak criou uma plataforma de comércio eletrónico com um clube único de recompensas em dinheiro, enquanto a MATH usa as ciências exatas para aproximar marcas e pessoas.

As startups inovadoras da UPTEC na Web Summit não terminam aqui: a EZ4U trabalha em comunicações via SMS Marketing & Transacional, IVR, WhatsApp e E-mail, a Barkyn é uma one-stop-shop para um animal de estimação, a KULT é uma rede social de cultura, enquanto a Didimo transforma humanos em avatares e a Defined.ai é especialista em inteligência artificial e machine learning. O FHLUD e a Wiselife, projetos recentemente incubados na UPTEC, são, respetivamente, um marketplace para fruta e vegetais e uma plataforma para gestão da doença crónica.

As quase 20 empresas da UPTEC vão, ao longo dos vários dias da Web Summit, ter a oportunidade de se darem a conhecer através dos stands do evento. Além disso, Barkyn, Smartex e Defined.ai vão marcar presença no main stage do evento, enquanto a KULT e a Didimo vão participar em side events da Web Summit.

A procura de investimento, contactos, conhecimento, colaborações ou parcerias são alguns dos motivos que atraem as startups na Web Summit.  A organização fala em mais de 42 mil pessoas no primeiro dia e com uma grande novidade: pela primeira vez na história do evento há mais mulheres (50,6%) do que homens a participar. O evento decorre de 1 a 4 de novembro em Lisboa e a UPTEC tem cerca de 20 empresas a participar na maior conferência tecnológica do mundo.

Share Article