UPTEC recebe roadshow para empreendedores das áreas criativas
UPTEC recebe roadshow para empreendedores das áreas criativas
Sessão promovida pela Fundação da Juventude acontece dia 29 de junho, às 14 horas, na UPTEC Baixa
A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto vai receber a última sessão do roadshow do projeto “Creative BIZ”, organizado pela Fundação da Juventude, no próximo dia 29 de junho, às 14 horas, no UPTEC Baixa. A iniciativa pretende incrementar competências empresariais relevantes para a inovação, competitividade e internacionalização das PME das áreas culturais e criativas.
A sessão na UPTEC é livre, e destina-se a todos os empresários e empreendedores, mediante inscrição neste link, e inclui a apresentação de casos de estudo, match entre empreendedores e empresários (promover o match entre empresas criativas e empresários de outros setores, explorando o potencial de sinergia e de lançamento de iniciativas comuns), e uma mesa-redonda com especialistas na área.
A iniciativa ambiciona, assim, responder a questões sobre desenvolvimento da economia digital dos negócios, potenciais formas de acesso a financiamento das pequenas e médias empresas (PME), ou ainda às melhores praticas na área da sustentabilidade e circularidade relevantes no mercado, visando apoiar e formar empresários e empreendedores.
Este roadshow visitou algumas das principais incubadoras e centros empresariais em Portugal, passando pela Fábrica de Santo Thyrso, SANJOTEC, Brigantia Ecopark, Câmara Municipal de Guimarães/ Instituto de Design de Guimarães, Moveltex – Museu Municipal de Paços de Ferreira, OPEN – Marinha Grande, PCI – Ílhavo, IET – Amarante, Vouga Park – Sever do Vouga, e Start Esposende, entre maio e junho de 2023.
A Fundação da Juventude e as Indústrias criativas
O objetivo do Creative Biz 4.0 – Circularidade, Digitalização e Financiamento nas Indústrias Culturais e Criativas é apoiar a capacitação dos empreendedores em áreas como a indústria 4.0, a economia digital, a literacia financeira e acesso a financiamento, a inserção e progressão em cadeias de valor nacionais e internacionais, e a intensificação de atividades inovadoras. Desta forma, pretende-se, assim, aumentar a competitividade dos criadores, talentos e das PME nas indústrias culturais e criativas, nas regiões norte e centro de Portugal.
O projeto Creative BIZ 4.0 – Circularidade, Digitalização e Financiamento nas Indústrias Culturais e Criativas é promovido pela Fundação da Juventude e financiado pelo Sistema de Apoio às Ações Coletivas – Qualificação do COMPETE 2020.
A Fundação da Juventude é uma instituição privada, de interesse público, sem fins lucrativos, focada nos interesses dos jovens, nomeadamente na sua formação profissional, desenvolvimento social e cultural e inserção destes no mercado de trabalho. Foi criada em 1989, por 21 instituições públicas e privadas e declarada instituição de utilidade pública, em março de 1990. De âmbito nacional, a Fundação da Juventude tem sede na cidade do Porto, contando com uma delegação na Região de Lisboa e Vale do Tejo.