UPTEC recebe roadshow para empreendedores das áreas criativas

Sessão promovida pela Fundação da Juventude acontece dia 29 de junho, às 14 horas, na UPTEC Baixa

A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto vai receber a última sessão do roadshow do projeto “Creative BIZ”, organizado pela Fundação da Juventude, no próximo dia 29 de junho, às 14 horas, na UPTEC Baixa. A iniciativa pretende incrementar competências empresariais relevantes para a inovação, competitividade e internacionalização das PME das áreas culturais e criativas.

A sessão na UPTEC é livre, e destina-se a todos os empresários e empreendedores, mediante inscrição neste link, e inclui a apresentação de casos de estudo, match entre empreendedores e empresários (promover o match entre empresas criativas e empresários de outros setores, explorando o potencial de sinergia e de lançamento de iniciativas comuns), e uma mesa-redonda com especialistas na área.

Nesta sessão, Pedro Correia da Silva, Diretor de Operações e Estratégia da Farfetch, Américo Pinheiro, CEO da Castelbel, e José Vieira, CEO da Viarco, participam na mesa-redonda “A inovação nas indústrias criativas: casos de sucesso”. Na cerimónia de encerramento, Carla Mouro, Presidente Executiva da Fundação da Juventude, vai apresentar uma síntese dos resultados desta iniciativa.

A iniciativa ambiciona, assim, responder a questões sobre desenvolvimento da economia digital dos negócios, potenciais formas de acesso a financiamento das pequenas e médias empresas (PME), ou ainda às melhores praticas na área da sustentabilidade e circularidade relevantes no mercado, visando apoiar e formar empresários e empreendedores.

Este roadshow visitou algumas das principais incubadoras e centros empresariais em Portugal, passando pela Fábrica de Santo Thyrso, SANJOTEC, Brigantia Ecopark, Câmara Municipal de Guimarães/ Instituto de Design de Guimarães, Moveltex – Museu Municipal de Paços de Ferreira, OPEN – Marinha Grande, PCI – Ílhavo, IET – Amarante, Vouga Park – Sever do Vouga, e Start Esposende, entre maio e junho de 2023.

A Fundação da Juventude e as Indústrias criativas

O objetivo do Creative Biz 4.0 – Circularidade, Digitalização e Financiamento nas Indústrias Culturais e Criativas é apoiar a capacitação dos empreendedores em áreas como a indústria 4.0, a economia digital, a literacia financeira e acesso a financiamento, a inserção e progressão em cadeias de valor nacionais e internacionais, e a intensificação de atividades inovadoras. Desta forma, pretende-se, assim, aumentar a competitividade dos criadores, talentos e das PME nas indústrias culturais e criativas, nas regiões norte e centro de Portugal.

O projeto Creative BIZ 4.0 – Circularidade, Digitalização e Financiamento nas Indústrias Culturais e Criativas é promovido pela Fundação da Juventude e financiado pelo Sistema de Apoio às Ações Coletivas – Qualificação do COMPETE 2020.

A Fundação da Juventude é uma instituição privada, de interesse público, sem fins lucrativos, focada nos interesses dos jovens, nomeadamente na sua formação profissional, desenvolvimento social e cultural e inserção destes no mercado de trabalho. Foi criada em 1989, por 21 instituições públicas e privadas e declarada instituição de utilidade pública, em março de 1990. De âmbito nacional, a Fundação da Juventude tem sede na cidade do Porto, contando com uma delegação na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Share Article