Promptly vai ser a parceira tecnológica do SNS do País de Gales

SNS Promptly Health

Startup da UPTEC selecionada para contrato nacional de recolha de dados do SNS – Serviço Nacional de Saúde do País de Gales, que presta cuidados a 3 milhões de pessoas.

Wales_Health-Board

A Promptly Health, startup incubada na UPTEC- Parque da Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, foi selecionada como o parceiro tecnológico do SNS – Serviço Nacional de Saúde no País de Gales (NHS Wales) para fazer a recolha e harmonização de dados de saúde centrados no paciente.

Durante os próximos três anos, com possibilidade de prorrogação para quatro ou cinco, a Promptly será a responsável pela implementação da estratégia do Centro de Valor em Saúde de Wales.

O concurso público, que selecionou inicialmente 5 empresas, envolveu uma avaliação extensiva das capacidades dos parceiros tecnológicos na recolha de dados, nomeadamente em termos de acessibilidade para os pacientes; inovação tecnológica e adequação às diferentes necessidades dos NHS Boards, equivalente às novas ULS – Unidades Locais de Saúde – em Portugal; garantia da segurança e privacidade dos dados; e interoperabilidade com os requisitos operacionais do Data Lake do NHS Wales.

“Esta parceria sublinha o nosso forte compromisso com a missão de tornar os dados de saúde acessíveis para utilização pelo Sistema de Saúde e alinha-se com o nosso trabalho mais alargado com organizações no Reino Unido na geração de evidência clínica de mundo real (fora do ambiente de ensaio clínico), que pode ser usada por pacientes e profissionais de saúde para decisões informadas sobre os cuidados. Acreditamos que iniciativas de acesso seguro a dados de saúde serão mais comuns nos próximos anos, com a aceleração dos Ambientes Seguros de Dados (SDE) no Reino Unido, do Espaço Europeu de Dados de Saúde – que temos apoiado como consultores, e a implementação do modelo das Unidades Locais de Saúde em Portugal.”, afirmou Pedro Ramos, CEO da Promptly Health.

A Promptly Health é parceira tecnológica de sistemas de saúde públicos e privados na Europa, América Latina e Ásia. Em Portugal, as suas soluções são utilizadas por hospitais públicos do SNS – Serviço Nacional de Saúde, por grupos privados de prestação de cuidados de saúde, seguradoras e empresas da indústria farmacêutica e de dispositivos médicos para gerar evidência sobre os resultados dos cuidados de saúde.

O NHS Wales é o SNS – Serviço Serviço Nacional de Saúde do País de Gales, que presta cuidados de saúde a 3 milhões de pessoas. Tem estado na vanguarda do planeamento de cuidados de saúde baseados em resultados na Europa, sendo destacado como um Global Value Hub pelo Fórum Económico Mundial, uma distinção também recebida por um consórcio português na área da oftalmologia com hospitais públicos, como a ULS Coimbra, São João e Santo António, e hospitais privados, como a CUF, com a coordenação do Health Cluster Portugal e tecnologia da Promptly. Desde 2019, o NHS Wales tem vindo a desenvolver pilotos para a recolha de dados centrados no paciente (e.g. qualidade de vida, estado funcional, experiência com o tratamento, etc), demonstrando a sua viabilidade em inúmeras publicações científicas e conferências. O novo contrato exige uma adoção mais ampla das capacidades de recolha de dados e, principalmente, a interoperabilidade com produtos de saúde digital (nomeadamente com a app do NHS para os pacientes), e a harmonização dos dados com o Data Lake já existente.

10 de abril de 2024

Share Article