Maria Pajuoja: “Os fundadores das startups da UPTEC são incrivelmente abertos a participar em discussões”

Na UPTEC, temos as nossas portas abertas para novas ideias, inovação, desafios e destacamentos. Recebemos startups, grandes empresas, universidades e hubs de todo o mundo. Maria Pajuoja, da Universidade de Vaasa, uma das parceiras do UPTEC na comunidade OpenInnoTrain, é a próxima entrevistada de “Open Doors”. Nesta entrevista, Maria partilha os seus seis meses de passagem pela UPTEC e o que a fez juntar-se a este ecossistema.

Maria Pajuoja || Investigadora pós-doutorada
Universidade de Vaasa || Finlândia || 5618 Estudantes e 611 Funcionários

University of Vaasa: Uma universidade com coração

Fala-nos um pouco sobre ti e sobre o teu projeto de investigação.

Sou investigadora pós-doutorada na Universidade de Vaasa e a minha investigação foca-se em como e porquê os “funcionários comuns” (ou seja, não gestores ou fundadores da empresa) inovam. Tento explorar a sua motivação para inovar, as suas ações, como se comportam e o que impacta a sua vontade de inovar. Em última análise, o objetivo é ajudar os gestores a compreender como podem apoiar os seus funcionários a inovar mais e de forma mais eficaz. Adoro ver a inovação como algo que pode ser feito em todos os níveis de uma organização.

Porque é que escolheu a UPTEC?

Já fiz duas mobilidades no OIT anteriormente. Quando disse aos coordenadores do OIT que estava aberta a fazer uma terceira mobilidade, algumas pessoas disseram-me, separadamente, que achavam que eu iria adorar a UPTEC. Como eles me conhecem e conhecem a UPTEC, percebi que devia ser o lugar certo para mim!

Que expectativas tinha antes de começar a mobilidade no Porto?

Conheci o Raphael (da equipa UPTEC) já em Vaasa quando ele esteve lá em mobilidade, então já tinha uma expectativa. Sabia que estava a vir para um ecossistema vibrante de startups com uma variedade de diferentes tipos de startups incubadas. Esperava aprender muito sobre a vida das startups e dos seus fundadores.

E essas expectativas foram cumpridas?

Sim, definitivamente! Trabalhar no espaço de co-working com startups deu-me a oportunidade de observar o dia-a-dia dos fundadores de startups, de ouvi-los a apresentar aos investidores e clientes, e resolver problemas com os seus produtos. Agora, sei muito mais sobre as competências e capacidades que são necessárias como fundador de uma startup. Tenho um enorme respeito pelo trabalho que fazem, o compromisso que demonstram aos seus clientes e a crença inabalável que têm nos seus produtos.

Com que outros stakeholders do ecossistema do Porto fez conexões?

Além das startups que conheci no espaço de co-working, a UPTEC é muito ativa na organização de eventos para o seu ecossistema, e participei em todos que pude. Os fundadores das startups da UPTEC são incrivelmente abertos a participar em discussões e a responder a perguntas “estúpidas” dos investigadores! Vejo o meu trabalho como estando ao serviço dos profissionais: quero investigar para responder a questões que surgem do trabalho prático de gerir inovação e funcionários inovadores. Portanto, as perguntas precisam vir dos profissionais. Esta mobilidade foi extremamente útil para levantar muitas questões interessantes; o problema é apenas escolher uma delas!

O que é que gostou mais desta experiência no Porto?

Gostei muito dos eventos Cheers, que são eventos informais e calorosos para startups. Conheci muitos fundadores fantásticos nesses eventos! Também fui convidada a dar a primeira palestra “Power Hour” sobre liderança em startups, e adorei cada minuto. Basicamente, sempre que tive a oportunidade de interagir com profissionais, gostei muito.
A nível pessoal, estive aqui com a minha família e alugámos uma casa no campo. Foi fantástico conhecer como as pessoas vivem numa pequena aldeia e tornarmo-nos uma pequena parte não portuguesa daquela comunidade muito falante de português. Sinto que não fomos apenas turistas aqui, e gosto muito disso.

Como continuará o seu projeto após a mobilidade no Porto?

Como disse, encontrei muitas questões de investigação interessantes que quero perseguir. Uma que tem estado muito na minha mente ultimamente é compreender como os funcionários de empresas na área da sustentabilidade (empresas com um produto de impacto ambiental ou social, por exemplo) inovam. A partir de algumas conversas que tive aqui na UPTEC, vejo que os valores e fazer parte de algo maior desempenham um papel maior do que na inovação “normal”. Quando for o momento certo para avançar com esta questão, sei que tenho contactos aqui que posso procurar para mais discussões.

Julho 4, 2024