Fundadora de startup UPTEC entre as mulheres mais inovadoras da Europa
Fundadora de startup UPTEC entre as mulheres mais inovadoras da Europa
Débora Campos, fundadora e CEO da AgroGrIN Tech, uma startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, foi uma das vencedoras do prémio Europeu para Mulheres Inovadoras, na categoria EIT Women Leadership Award, destinada a membros da comunidade do EIT.
“A atribuição deste prémio representa um reconhecimento significativo ao trabalho e à dedicação da equipa da AgroGrIN Tech”, revela a CEO. A startup, fundada em 2017 por Débora Campos, Ana Vilas Boas, e Ricardo Gómez, desenvolveu um processo inovador e ecológico para transformar resíduos industriais de fruta e legumes em ingredientes alimentares funcionais.
“O consumidor está cada vez mais consciente de que aditivos artificiais podem ter impacto na sua saúde, e a indústria está à procura de alternativas de substituição por ingredientes naturais que possam atuar de forma semelhante (…)”, esclarece Débora Campos. A tecnologia da AgroGrIN Tech permite a extração de enzimas e vitaminas com elevado grau de purificação, através de um processo de transformação que permite a total reutilização dos resíduos identificados em novos produtos alimentares e ingredientes com valor para as indústrias alimentar, nutracêutica e cosmética. “Temos assistido a uma mudança do paradigma de consumos e a AgroGrIN Tech apresenta a solução — ingredientes de origem natural e que são reconhecidos pelo consumidor”, acrescenta.
Além do reconhecimento na cerimónia de entrega de prémios, no passado dia 3 de abril em Bruxelas, a fundadora recebeu também um prémio monetário de 50 mil euros, que será utilizado para impulsionar o crescimento da empresa: “Estamos a investir em Investigação e Desenvolvimento (I&D) para aperfeiçoar nossas soluções tecnológicas, melhorar a nossa infraestrutura e expandir a nossa equipa com talentos que impulsionem o nosso crescimento”.
Em 2024, a AgroGrIN Tech juntou-se ao EIT Food Accelerator Network, um programa de aceleração europeu focado na indústria agroalimentar, tendo conquistado o Tech Validation Award no final da iniciativa. “Para este ano, os principais objetivos (…) incluem inaugurar a nossa planta piloto, que poderá a vir a produzir 30 toneladas de ingredientes anualmente, um enorme passo no nosso scale-up, (…) ampliar a nossa base de clientes e parceiros tanto na área de aplicações, como estabelecer parcerias estratégicas com o início da cadeia de valor”, revela Débora Campos.
Sobre o European Prize for Women Innovators
Esta iniciativa conjunta do Conselho Europeu de Inovação (CEI) e do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) procura destacar o papel das mulheres que promovem a inovação e o crescimento na União Europeia.
Em onze edições, mais de 30 mulheres inovadoras e empreendedoras foram reconhecidas, e mais de 100 mulheres selecionadas enquanto finalistas.
22 abril, 2025