Comissão Europeia procura desafios na área da Bioeconomia Azul
Comissão Europeia procura desafios na área da Bioeconomia Azul
O Blue Shuttle, projeto europeu financiado pela União Europeia, está à procura de desafios para acelerar a digitalização nas áreas da biotecnologia azul e vida marinha. As candidaturas estão abertas até 15 de novembro e será desenvolvido um projeto-piloto internacional para responder a cada um dos desafios selecionados.
Os desafios podem ser submetidos por qualquer empresa, startup, projeto, centro de inovação, instituição académica ou qualquer entidade que opere na área da bioeconomia azul. Os projetos selecionados terão a oportunidade de receber soluções personalizadas desenhadas especificamente para promover a inovação digital, assim como uma trabalhar diretamente com empreendedores e inovadores internacionais.
Os desafios devem estar ligados com temas como: colheita, produção de biomassa e bioprospeção; desenvolvimento de inovação e diferenciação de produtos (por exemplo, tecnologias de transformação); transição verde ou transição digital; entre outras áreas ligadas à bioeconomia azul.
Os projetos-piloto — que, mais tarde, responderão a cada uma das ideias selecionadas — vão abordar os requisitos digitais e tecnológicos destes desafios para o desenvolvimento de uma prova de conceito inovadora, promovendo, assim, a competitividade e a resiliência do setor da Bioeconomia Azul.
O projeto Blue Shuttle, desenvolvido pela Comissão Europeia, tem como objetivo identificar os principais desafios digitais e tecnológicos na área da bioeconomia azul e tem a primeira call de candidaturas abertas até 15 de novembro.
1 de Outubro, 2024