Moritz Göldner || Professor Assistente na Hamburg University of Technology, Alemanha
Hamburg University of Technology || Alemanha || 7383 Estudantes e 1610 Funcionários
Fala-nos um pouco sobre o seu projeto de investigação.
Sou professor assistente de Data-Driven Innovation na Universidade de Tecnologia de Hamburgo. O meu trabalho centra-se na intersecção entre a gestão da inovação, as ciências da engenharia e o sector dos cuidados de saúde. Foca-se principalmente nas inovações baseadas em dados no sector dos cuidados de saúde e nos aspectos da sustentabilidade, examinando um conjuntos de dados que fazem a ponte entre a sustentabilidade e os cuidados de saúde. Além disso, estou a investigar a inovação centrada no utilizador e métodos baseados em dados para a criação e avaliação de ideias.
Porque é que escolheste a UPTEC para prosseguir o teu projeto de investigação?
A minha decisão de me juntar à UPTEC para este destacamento deveu-se à cultura vibrante de inovação e do ecossistema de startups. A reputação da UPTEC em promover colaborações e a sua rede de contactos nos sectores da tecnologia e dos cuidados de saúde proporcionaram uma oportunidade única de interagir com profissionais e empresas que partilham ideias e exploram potenciais colaborações.
Que expectativas tinhas antes de iniciar o teu destacamento no Porto? Elas concretizaram-se?
Antes da minha chegada, esperava uma troca dinâmica de ideias, estabelecer ligações significativas no ecossistema do Porto e adquirir conhecimentos sobre o papel da IA na inovação dos cuidados de saúde. Estas expectativas não só foram satisfeitas como excedidas. As interacções com empreendedores, investigadores e startups, assim como a participação em eventos como o “UPTEC Cheers”, enriqueceram significativamente os meus conhecimentos e alargaram a minha rede de contactos.
Conseguiste estabelecer alguns contactos dentro da área?
Durante o meu destacamento, estabeleci contactos no ecossistema do UPTEC, incluindo empreendedores da WiseWorld, Agit e Yellow Studio, investigadores da Universidade de Graz e da Universidade de Vaasa, assim como especialistas da UPTEC. Estas interações facilitaram as discussões sobre inovações baseadas em IA, inovação digital nos cuidados de saúde e potenciais colaborações futuras, destacando o ambiente colaborativo e inovador do UPTEC.
Que aspectos do teu destacamento no Porto mais te agradaram?
Os aspectos de que gostei particularmente incluem a comunidade vibrante de startups, a oportunidade de participar em intercâmbios de investigação, discussões sobre temas emergentes na área da saúde e a atmosfera acolhedora da UPTEC. Mas, para além disso, a cidade do Porto em si é um belo local para explorar e passear ao longo da praia (demasiado fria e ventosa para entrar na água), descobrir a excelente gastronomia local e tomar um café (prefiro o Café duplo com leite) ao sol.
Teres estado aqui no Porto vai potenciar o teu projeto de que forma?
Após o destacamento, o projeto continuará a explorar a transformação digital nos cuidados de saúde, centrando-se na avaliação de ideias assistida por IA e na potencial entrada no mercado de aplicações digitais de saúde na Alemanha. As ligações estabelecidas e as colaborações iniciadas no Porto servirão de base para futuras iniciativas e parcerias de investigação, com o objetivo de promover o desenvolvimento de inovações sustentáveis e centradas no utilizador e no domínio dos cuidados de saúde.
16 de maio de 2024