Industry@UPTEC juntou empresários, investigadores e startups

A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto promoveu mais um vez o Industry@UPTEC, uma iniciativa de apro­ximação de grandes organizações à inovação produzida pelas startups da UPTEC, spin-offs e pelas Faculdades e Institutos Interface da U.Porto.

O encontro, que decorreu no passado dia 17 de outubro, trouxe até à UPTEC a AI Systems Research – AISR, uma empresa especializada em Inteligência Artificial, Analytics e apoio à decisão, que procura soluções baseadas em tecnologias como Inteligência Artificial, Analytics e GeoAnalytics, suporte à Decisão, Big Data e Small Data, Gestão de Riscos, Inovação, Smart Cities, Indústria 4.0, Simulação e Otimização.

Fruto da estreita colaboração com a U.Porto Inovação e a Unidade de Apoio à Investigação e inovação da FEUP, a atividade juntou investigadores do SYSTEC, INESC TEC, IT Telecomunicações e CERUP e startups da UPTEC como a HealhyRoad e a Ecoplanos.

A iniciativa surgiu, em 2017, depois de várias organizações demonstrarem interesse e necessidade de externalizarem os seus processos de inovação, procurando noutras es­truturas um elevado grau de especialização e inovação no desenvolvimento de produtos e serviços.

O Industry@UPTEC pretende aproximar os desafios lançados pelas organizações às soluções apresentadas pelas startups e spin-offs. Desde o início da iniciativa, foram realizadas sessões com os CTT, Telefónica, NOS, Grupo José de Mello, Grupo Auchan, entre outros.