Comissão Europeia aposta em startups da UPTEC

A Smartex e a Addvolt, empresas incubadas na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, vão receber investimento do Conselho Europeu de Inovação. As duas startups fazem parte das 75 empresas que vão receber um valor total de 278 milhões de euros.

A Smartex criou uma tecnologia de visão computacional que deteta defeitos em têxteis em fase de produção, enquanto a Addvolt desenvolveu uma tecnologia que permite recuperar, produzir e armazenar energia elétrica em camiões. As tecnologias criadas pelas startups da UPTEC valeram-lhes a entrada na lista das “promissoras empresas em fase de arranque e PME”.

As 75 empresas europeias foram selecionadas para a maior ronda de financiamento da fase piloto do Acelerador do Conselho Europeu de Inovação, devido às suas tecnologias inovadoras. No total, as empresas vão receber 278 milhões de euros.

A lista das 75 empresas escolhidas foi divulgada pela Comissão Europeia e, além da Smartex e Addvolt, há mais uma empresa portuguesa: a Ophiomics.

A Smartex e a Addvolt estão entre as 75 empresas selecionadas pela Comissão Europeia, que vão receber um total de 278 milhões de euros de investimento.

Share Article