Wayz instala-se em atelier-loja num dos bairros mais cools da Europa
Wayz instala-se em atelier-loja num dos bairros mais cools da Europa
As Wayz, sapatilhas produzidas de forma ética, utilizam materiais amigos do ambiente, uma cadeia de abastecimento e produção locais – entre Felgueiras, Ovar e Santa Maria da Feira –, e um design original. Além disso, as Wayz têm preços justos, por isso, todos os utilizadores sabem qual é o custo de cada par de sapatilhas, assim como o custo dos materiais e de fabrico.
Há cerca de um ano, as Wayz registaram as primeiras vendas – 150 pares –, que foram entregues em novembro a clientes de 12 países diferentes. Desde então, a marca portuguesa criou uma loja online e passou a vender o produto em várias lojas no Porto, Lisboa e em marketplaces digitais.
Agora, com presença na Hello, Bonfim, a Wayz aumenta a proximidade com clientes e a possibilidade de receber feedback dos novos modelos, cores e materiais. “Para uma marca nova como a Wayz é interessante estar de portas abertas para a cidade, num bairro trendy, que prima pela autenticidade e por ser um polo de atração de novas lojas e galerias de arte.”, afirma Pedro Maçana, cofundador da marca.
Brevemente, a Wayz vai lançar novos modelos em pre-order na loja online da marca. Um modelo mais responsável, que reduz os riscos de excesso de stock e os desperdícios de recursos naturais. Pedro reforça que “é ambição da marca crescer desta forma, lançando permanentemente novas cores e materiais em pre-order e com quantidades limitadas.”
Com 35% das vendas oriundas do mercado internacional, a startup nascida na UPTEC quer, em breve, reforçar as vendas para o estrangeiro – nomeadamente na Europa –, através da entrada no mercado B2B e venda a retalhistas.
No futuro, a Wayz pretende fazer evoluir o produto e novos modelos, apostando sempre em materiais locais e amigos do ambiente. “Queremos ter um produto de grande qualidade a um preço acessível a mais pessoas. Dessa forma, conseguiremos contribuir ainda mais para a redução da pegada ecológica”, reforça Pedro Maçana.
Nos horizontes da marca portuense continua a aposta na missão social, que se pretende mais alargada do que o atual apoio a pessoas socialmente desfavorecidas na cidade invicta, e a criação de lojas físicas Wayz no centro do Porto e de Lisboa.