XPO da UPTEC regressa com exposição e performance de Helder Duarte
XPO da UPTEC regressa com exposição e performance de Helder Duarte
O XPO, uma iniciativa que pretende explorar as diversas vertentes das indústrias culturais e criativas, está de volta à UPTEC Baixa, com uma exposição e performance assinadas pelo artista plástico Helder Duarte.
A exposição “Sem Margem”, que será inaugurada a 30 de janeiro, às 17h30, traz um olhar descontraído sobre a aprendizagem de caligrafia de Helder Duarte, enquanto autodidata.
Nesta exposição, o artista pretende demonstrar como diferentes tintas, superfícies, pincéis, canetas — desde a tinta de parede mais básica aos reffils de marcadores, desde papéis ao reaproveitamento de desperdícios industriais — se podem encontrar, misturar e até desafiar uns aos outros. “O resultado desta mostra resume-se a uma série de obras que exploram a caligrafia de uma forma pessoal, com influências desde antigos manuscritos até à caligrafia moderna e de autor de (…) Street Artists”, afirma Helder Duarte.
XPO: Performance “Let it be consumed”
A descoberta enquanto processo criativo será ainda explorada numa performance com participantes de outras expressões intitulada “Let it be consumed”, que acontecerá no dia 1 de fevereiro, na UPTEC Baixa. Durante esta performance, criada em parceria com o duo musical de noise/doom Insolência, Helder Duarte procura mostrar como diferentes matérias, materiais e áreas se desafiam e possibilitam a criação de uma peça que, no fim, se desconstruirá.
A entrada na inauguração da exposição “Sem Margem”, às 17h30 de 30 de janeiro, é gratuita, sendo necessário efetuar a inscrição aqui. A mostra estará no edifício UPTEC Baixa até ao dia 22 de fevereiro. Já a performance “Let it be consumed” terá início às 16h00 do dia 1 de fevereiro, no espaço de exposições da UPTEC Baixa, e a entrada é gratuita com inscrição através deste link.
20 janeiro, 2024