XPO é uma montra de criatividade e inovação aliada aos negócios. Este conjunto de atividades, organizado pela UPTEC, inclui exposições artísticas, workshops, palestras e encontros para explorar as diversas vertentes das indústrias culturais e criativas.

AGENDA

29
sep

tethered rationality: a model of behaviour for the real world

29
sep

2024


OUTUBRO

AIw2 não é uma série de workshops normal. É um evento especial, concebido para desmistificar a inteligência artificial e torná-la acessível a todos os que trabalham nas artes, na cultura e nas indústrias criativas. Junta-te a nós de 7 a 10 de outubro e mergulha na criação dos teus próprios sistemas de IA, em técnicas de co-criação ética e no aproveitamento destas tecnologias para garantir financiamento.#1 Introdução à Inteligência Artificial - 7 de outubroBem-vindo ao Workshop AI 101! Prepara-te para mergulhar no mundo da inteligência artificial. Esta sessão irá desvendar o mistério por detrás dos modelos de IA, a sua funcionalidade e as suas vastas aplicações. Também exploraremos a intersecção da IA com a sustentabilidade, lançando luz sobre o seu impacto ecológico e potencial para moldar um futuro mais verde.#2 Sistemas reativos de IA - 7 e 8 de outubroPrepara-te para um workshop de dois dias sobre Sistemas Reativos de IA com Gonçalo Guiomar, um dos principais membros do coletivo Lunar Ring e investigador da Fundação Champalimaud. Aprende a criar modelos reativos de inteligência artificial que geram imagens em tempo real a partir de imagens ou sons. Este workshop vai abrir-te os olhos para o funcionamento interno dos modelos de IA e desmistificar os seus processos de formação e geração de informação.#3 Usar IA sem ser usado - 8 de outubroPrepara-te para mergulhar no mundo dos modelos de ponta! Neste workshop, irás descobrir os modelos disponíveis, os seus métodos de treino e como capacitar mentes criativas para se envolverem com eles. Também abordaremos estratégias para garantir que os indivíduos não são incluídos involuntariamente nas bases de dados utilizadas para o treino de modelos. Além disso, exploraremos a funcionalidade dos modelos populares e a forma como podem proteger contra a utilização indevida de dados partilhados.#4 Metodologias de Co-Criação com Inteligência Artificial - 10 de outubroJunta-te a Clara Vieira, designer, fundadora do estúdio Claan, o capítulo português do D4CR, e professora convidada na Faculdade de Belas Artes da UPorto, para uma sessão emocionante sobre Metodologias de Co-Criação com Inteligência Artificial. Descobre técnicas de co-criação com IA que capacitam os utilizadores, respeitando os padrões éticos.

Os bilhetes são gratuitos e podem ser reservados aqui.

SETEMBRO

Tal como o enigmático √-1 desafia a lógica convencional, o design prospera na interação entre o real e o imaginário.A Everythink assumiu o desafio da exposição, expondo o seu percurso diário e o caminho que o conduziu até aqui.Através de projetos icónicos e de um mergulho profundo no processo criativo, a Everythink revela como as ideias brotam de origens complexas para florescerem em soluções inovadoras e impactantes.Aqui, o design não se limita a resolver problemas - dá origem a novos mundos, tudo a partir de -1.A vernissage é no dia 26 de setembro, com a exposição a decorrer até 21 de outubro.

Os bilhetes são gratuitos e podem ser reservados aqui.

FEVEREIRO

O Vazio Legal faz parte do trabalho da Liliana, advogada, e de explorações poéticas que faz do seu trabalho. O projeto acabou por encontrar um espaço físico na colaboração entre a Advogada, Arquitetos e Designers, onde todos juntos colaboraram no desenho expositivo, no desenvolvimento de uma identidade gráfica e em todos os aspetos materiais que dão um fôlego extra à poesia.A exposição está aberta ao público a partir do dia 23 de fevereiro, e continuará até ao dia 28 de março.

Os bilhetes são gratuitos e podem ser reservados aqui.

2023


NOVEMBRO

Seguimos em espiral, em roda, em comunidade, numa sucessão de vozes que se juntam e se acrescentam, distorcem e criam novas misturas. Neste loop, cabem todos, e é do conjunto, da mistura irrepetível de quem cá está que, volta a volta, se vai construindo caminho.Frenesim abre as portas de casa e convida os vizinhos a conhecer o trabalho em comunidade, no território e sempre atravessado pela arte, que tem vindo a desenvolver.

Os bilhetes são gratuitos e podem ser reservados aqui.

Ruis Vargas da Laika é quadrinista, começando a sua atividade de autor de histórias de banda desenhada em 1990, em Recife, no Brasil. Do Jornal do Commercio e Folha de Pernambuco, ao Jornal da USP e Butantã, entre outros, as tiras de humor de Ruis Vargas fizeram sucesso em terras de Vera Cruz, nomeadamente o Bobo da Corte.Em 2017, foi finalista no Prêmio HQ Mix com o livro “Sai de mim, mimimi”, nas categorias publicação de humor e de tiras de banda desenhada, tendo participado, no mesmo ano, no livro e exposição de comemoração dos 40 Anos do quadrinista Marcatti. Conta com outras publicações como o caderno rosa de Maria Clara e Deep (contos gráficos), e Odor vazio, Doces bárbaros e Justine (novelas gráficas).

Os bilhetes são gratuitos e podem ser reservados aqui.


OUTUBRO

O hackathon "Open Minds Course on Radical Inclusion", fruto de uma parceria entre a UPTEC e a FEUP, quer libertar a criatividade e desenhar um mundo mais inclusivo! Jovens entre os 18 e os 30 anos estão convidados a participar num curso gratuito sobre design para a inclusão radical. O projeto envolve parceiros de cinco países: MTF Labs da Suécia, FabLab da Croácia, Universidade Polis da Albânia, INESCTEC de Portugal e ACCAC Finland da Finlândia.

Os bilhetes são gratuitos e podem ser reservados aqui.

Seguimos em espiral, em roda, em comunidade, numa sucessão de vozes que se juntam e se acrescentam, distorcem e criam novas misturas. Neste loop, cabem todos, e é do conjunto, da mistura irrepetível de quem cá está que, volta a volta, se vai construindo caminho.Frenesim abre as portas de casa e convida os vizinhos a conhecer o trabalho em comunidade, no território e sempre atravessado pela arte, que tem vindo a desenvolver.

Os bilhetes são gratuitos e podem ser reservados aqui.

Kult, aplicação de recomendação e descoberta cultural, convida para o workshop "Happy Hour Kultural", que propõe juntar amantes de filmes, séries, músicas, livros e podcasts na UPTEC Baixa, a casa da Kult.Juntando a experiência da aplicação Kult com a vida real, vão ser criadas conexões humanas através de interesses culturais, com um quiz temático e posterior momento de degustação de bebidas, oferta da Kult 😊. Se o quiz não convencer, pode ser que os inebriantes (já dissemos que é oferta da Kult? 😊) e a possibilidade de alargar a cultura geral dos participantes (outra oferta da Kult 😊) pese no momento de decidir partilhar os interesses com os presentes.

Os bilhetes são gratuitos e podem ser reservados aqui. 


SETEMBRO

In 2021, the denial of approximately 60 million people to the vaccination process against COVID-19 led Vinod Goel to conclude that there are aspects of human behaviour in which insufficient investment is made to understand them.Decision-making models – intended to explain and predict volitional behaviour – are extreme abstractions from Homo sapiens biology. They invariably choose only cognitive/rational mechanisms. It is proposed that, by choosing only these mechanisms, decision-making models are too abstract and far from biology to assimilate behaviour accurately. An argument is then made for linking cognitive/rational models of decision-making to "lower-level" non-cognitive systems that lead to purposeful behaviour as a combined response of these various systems.To make this case, Vinod Goel marries data from cooperative economic decision-making tasks to support the matched response hypothesis, evolutionary and anatomical evidence of the trapped brain, and the neuroscience literature on effect and arousal to propose a lingua franca of communication and a control framework for the tethered mind. The speaker explains some real-world behaviours based on bounded rationality.This session will feature a round table composed of Heitor Alvelos, Director of ID+ Porto and the Design Doctoral Program at FBAUP, Marina Lemos, Director of the Psychology Doctoral Program at FPCEUP, and Joana Barros, Coordinator of Associação Viver a Ciência.

Os bilhetes são gratuitos e podem ser reservados aqui.

Dizem-nos que quem não aprender a utilizar a Inteligência Artificial vai acabar a ser ultrapassado por ela. Mas será mesmo assim? Ou será que essa narrativa parte de uma estratégia para nos tornar dependentes de uma ferramenta proprietária e para nos apresentar uma hipotética solução antes de percebermos os problemas?Nesta sessão conduzida por João Gabriel Ribeiro da Shifter, queremos raspar a superfície do discurso sobre Inteligência Artificial e explorar esta tecnologia de forma consciente. Mergulhar para além das manchetes e dos headlines virais, compreender de modo aprofundado como funciona este conjunto de tecnologias, perceber como se contextualiza no espectro das “inteligências”, e analisar criticamente o impacto desta tecnologia nas nossas vidas, sociedades e empregos, percebendo como podemos tirar o melhor da Inteligência Artificial sem abdicar das nossas competências e virtudes.

Os bilhetes têm um custo de 16 euros (comunidade UPTEC com condições especiais) e podem ser adquiridos aqui.

Criar esculturas, que são também jogos contemporâneos, recorrendo à pedra e à memória da sua utilização lúdica é a proposta de Rui Horta Pereira e Bernardo Bagulho, criativos responsáveis pelo projeto 2Litho. Neste projeto, as pedras ganham formas e tornam-se esculturas-jogo que ocupam o lugar de obra artística, enquanto convidam à exploração dos desafios propostos pelo tabuleiro e peças de pedra que compõem cada escultura. 2Litho é um dos projetos apoiados pelo _ARTERIA_LAB - Universidade de Évora, na primeira edição do Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo, criado no âmbito do projeto Magallanes_ICC (Interreg-POCTEP).Aos protótipos desenvolvidos durante o programa somaram-se novas esculturas manipuláveis realizadas por Rui Horta Pereira e o conjunto de obras será agora apresentado na UPTEC Baixa, no Porto.

Os bilhetes são gratuitos e podem ser reservados aqui.