Startup da UPTEC é o novo “unicórnio” português
Startup da UPTEC é o novo “unicórnio” português
A Tekever, uma empresa instalada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, é a mais recentre empresa “unicórnio” portuguesa, ultrapassando os mil milhões de dólares de valorização. O estatuto foi alcançado graças a uma nova ronda de financiamento, cujo valor não foi divulgado, totalmente subscrita pelos atuais investidores.
“Este marco é o resultado de talento excecional, integridade, e espírito de toda a equipa Tekever, que agora já tem cerca de mil pessoas. (…) A nossa cultura forte, baseada em princípios como empatia, solução de problemas, velocidade e agilidade trouxe-nos aqui e continuará a impulsionar-nos no futuro”, afirma Ricardo Mendes, co-fundador e CEO.
Fundado em 2001, o grupo TEKEVER desenvolve tecnologias inovadoras para o mercado aeroespacial, de defesa e de segurança, contando com operações em seis países europeus. Conta com centros de engenharia no Reino Unido, Portugal e França, instalações de produção em vários mercados europeus e equipas de apoio operacional em toda a Europa.
Os seus sistemas são utilizados em missões pela Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex) e por várias marinhas e forças armadas europeias, além do apoio operacional direto prestado à Ucrânia.
Entre os investidores que participaram no mais recente financiamento da TEKEVER estão a Ventura Capital, empresa global de investimento em tecnologia, o Fundo de Inovação da NATO, a portuguesa Iberis Capital, e a Crescent Cove, gestora de ativos especializada em investimentos em tecnologia e defesa, com sede nos EUA.
O anúncio do novo estatuto surge imediatamente após a divulgação de um novo investimento da Tekever no mercado do Reino Unido, de 400 milhões de libras nos próximos cinco anos, levando à criação de mil postos de trabalho no país.
O grupo empresarial passa assim a ser o sétimo “unicórnio” português, juntando-se à Talkdesk, Feedzai, Outsytems, Remote, Anchorage e Sword Health.
8 maio, 2025