UPTEC promove programa de aceleração do EIT destinado a startups culturais e criativas

O EIT Culture and Creativity, projeto europeu do qual a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto faz parte, está a apoiar startups e scale-ups das indústrias culturais e criativas. Através de dois programas de aceleração e pós-aceleração, as empresas terão acesso a mentoria especializada, formação personalizada e prémios financeiros que podem atingir os 60 mil euros.

Estes programas pretendem apoiar projetos nas áreas da moda, arquitetura, património cultural, média audiovisuais e videojogos. Podem candidatar-se startups e scale-ups das Indústrias Culturais e Criativas, estabelecidas na UE ou em países associados ao Horizonte Europa, com pelo menos dois anos de atividade e um produto ou serviço no mercado.Os programas têm como objetivo reforçar o desenvolvimento empresarial e apoiar a sua expansão internacional.

Além do apoio financeiro, o programa oferece uma plataforma de networking, conectando as empresas com investidores e líderes do setor. Durante os Demo Days, as empresas poderão apresentar os seus projetos e aumentar a sua visibilidade no mercado.  O programa atribuirá um total de 990.000 euros em prémios financeiros às melhores iniciativas.

Além do reconhecimento na cerimónia de entrega de prémios, no passado dia 3 de abril em Bruxelas, a fundadora recebeu também um prémio monetário de 50 mil euros, que será utilizado para impulsionar o crescimento da empresa: “Estamos a investir em Investigação e Desenvolvimento (I&D) para aperfeiçoar nossas soluções tecnológicas, melhorar a nossa infraestrutura e expandir a nossa equipa com talentos que impulsionem o nosso crescimento”.

Indústrias culturais e criativas: um setor em crescimento

Com um volume de negócios de €643 mil milhões (2019), as indústrias culturais e criativas estão entre os cinco principais setores da Europa, ao lado da indústria automóvel e da agricultura. O programa EIT Culture and Creativity concede às empresas uma oportunidade única para se destacarem e crescerem no competitivo mercado europeu e global.

Universidade do Porto é a única instituição de ensino superior portuguesa parceira do consórcio, que junta mais de 61 universidades, instituições de investigação, empresas, investidores e associações relevantes nas Indústrias Culturais e Criativas de 21 países europeus.

Com o intuito de esclarecer dúvidas sobre o processo de candidaturas e o programa, o EIT está a organizar sessões de esclarecimento. A primeira sessão acontece no dia 15 de maio de 2025 e as inscrições podem ser feitas aqui.

As candidaturas estão abertas até 23 de maio de 2025 para o primeiro grupo de selecionados e até 11 de julho de 2025 para o segundo. As atividades arrancam em julho de 2025 para o primeiro grupo e em setembro de 2025 para o segundo.

29 abril, 2025

Share Article