União Europeia vai financiar startups na área do turismo para acelerar transição digital e sustentável

O ST3ER, um programa desenvolvido a nível europeu, tem como objetivo apoiar projetos que procuram transformar digitalmente o setor do turismo, ao mesmo tempo em que promovem a sua sustentabilidade. O programa está a oferecer até 30 mil euros às startups que estejam a acelerar a sua transição digital. A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto representa o programa em Portugal.

O ST3ER é um programa cofinanciado pela União Europeia que procura fortalecer as PMEs do setor turístico e acelerar a transição digital e sustentável, colaborando para criar redes turísticas mais resilientes e conectadas.

Este programa de aceleração tem a duração de seis meses e pode ser utilizado para cobrir custos de desenvolvimento e implementação de tecnologias digitais. Além do apoio financeiro, o projeto oferece também mentoria especializada, formação online e participação em eventos internacionais.

As propostas devem incluir pelo menos uma prática digital, como Inteligência Artificial, Realidade Aumentada ou Virtual, big data, blockchain, computação em nuvem, Internet of Things ou outras tecnologias aplicadas ao turismo.

Na primeira chamada do programa, 46 projetos foram selecionados em toda a Europa, 13 dos quais portugueses. Agora, o programa procura mais projetos inovadores que possam ter um impacto significativo no futuro do turismo europeu.

As candidaturas devem ser submetidas até 10 de junho e apenas podem candidatar-se startups com até dez colaboradores e menos de sete anos de atividade.

16 abril, 2025

Share Article