Tecnologia purificadora de biogás com microalgas vence BluAct 2025
Tecnologia purificadora de biogás com microalgas vence BluAct 2025
O PhotoUP, um projeto que desenvolveu uma tecnologia purificadora de biogás com o uso de microalgas, é o grande vencedor da quinta edição do BluAct. O programa foi organizado pela CM Matosinhos, com o apoio da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, INDAQUA Matosinhos e da Conservas Portugal Norte.
O projeto PhotoUP está a desenvolver uma tecnologia biológica que purifica biogás em biometano através de microalgas, promovendo a transição energética. O sistema de purificação criado pela equipa da PhotoUP é neutro em carbono e de baixo custo, ao converter gases com efeito de estufa em biometano, um gás natural renovável e com valor comercial para os setores da aquacultura e biofertilizantes.
O grande vencedor do BluAct 2025 conquistou cinco mil euros atribuídos pela INDAQUA Matosinhos, além de quatro meses de incubação na UPTEC Mar e uma subscrição premium do programa de pré-incubação da UPTEC, a School of Startups: Foundations.
Também em destaque esteve o projeto GluMar, um suplemento alimentar de macroalgas para controlo glicémico, que ficou em segundo lugar na competição. Já o projeto HydroClean, terceiro classificado e vencedor do prémio de 2500€ atribuído pela Conservas Portugal Norte, criou uma tecnologia de desinfeção de águas residuais através de micropartículas antimicrobianas sem biocidas. Finalmente, um sistema de tratamento de águas residuais vinícolas com microalgas, o VINOVA, conquistou uma entrada gratuita na próxima edição da School of Startups, o programa de aceleração da UPTEC.
A grande final decorreu no Edifício dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Matosinhos e contou com a presença de Manuela Álvares, vereadora da CM Matosinhos, Maria Oliveira, Diretora de Negócios da UPTEC, Tiago Fragata, Diretor-Geral da INDAQUA Matosinhos, e Sérgio Real, Sócio-Gerente Conservas Portugal Norte.
05 dezembro 2025

