Startup da UPTEC selecionada para novo programa de aceleração europeu

A BEAT Therapeutics, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, foi uma das escolhidas para integrar o programa de aceleração do projeto Ready2Scale, financiado pela União Europeia.

Graças a esta iniciativa, com a duração de seis meses, a startup terá acesso a um apoio financeiro de 60 000€, além de contar com o aconselhamento de mentores e especialistas do setor, integrar missões de descoberta de novos mercados e participar em eventos de networking.

O trabalho desenvolvido pela BEAT Therapeutics centra-se na descoberta e desenvolvimento de terapias inovadoras para o tratamento de cancros agressivos. Focada em agentes anticancerígenos que atuam na reparação do ADN, a empresa pretende impulsionar avanços significativos na investigação oncológica: “a nossa missão é disponibilizar novas abordagens para indicações com necessidades médicas não atendidas, contribuindo para melhorar significativamente a sobrevivência e qualidade de vida dos doentes oncológicos”, clarifica Ângela Carvalho, co-fundadora e CEO da BEAT Therapeutics.

O principal candidato a fármaco, atualmente em fase de desenvolvimento pré-clínico, é uma molécula concebida para inibir a reparação do ADN em células cancerígenas, ao interromper uma via central na recombinação homóloga. Ao longo da participação neste programa, “o principal objetivo é acelerar o desenvolvimento do (…) candidato a fármaco, trabalhando com parceiros estratégicos para integrar novas tecnologias que garantam uma validação sólida e alinhada com o futuro desenvolvimento clínico”, acrescenta a CEO.

Beat Therapeutics: programa de acelaração Ready2Scale

Além da BEAT Therapeutics, outras nove empresas europeias foram selecionadas para o programa do projeto Ready2Scale, que pretende facilitar a colaboração além-fronteiras e apoiar o crescimento de startups no setor digital e deep tech no mercado europeu.

Em 2024, a CEO Ângela Carvalho foi uma de duas portuguesas distinguidas no âmbito da primeira edição da iniciativa WomenTechEU, que valeu à BEAT Therapeutics um financiamento de 75 000€.

7 abril, 2025

Share Article