Startup da UPTEC capta investimento para prever vendas na restauração
Startup da UPTEC capta investimento para prever vendas na restauração
A ADECI, uma startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, captou um investimento de 500 mil euros da Portugal Ventures.
Fundada em 2023 por Telmo Taipa e Helder Pereira, a ADECI coloca a Inteligência Artificial (IA) ao serviço do setor da restauração, através de uma tecnologia que combina dados históricos com fatores externos que podem influenciar a atividade diária do negócio.
A inspiração que dá origem à ADECI surge de um trabalho académico, realizado por Telmo em colaboração com uma cervejaria da cidade de Gaia. Foi este o ponto de partida, que combinado com a especialidade de Machine Learning por parte de Helder Pereira levou à criação de uma solução tecnológica capaz de prever fluxos de clientes e consumo para o setor da restauração.
O investimento conseguido será usado para expandir e acelerar o crescimento da startup: “temos os recursos para expandir a nossa equipa, reforçar a nossa visibilidade no mercado e aprimorar a nossa tecnologia, expandindo a ADECI para novos mercados”, sublinha Telmo Taipa, cofundador e CEO.
A tecnologia da ADECI gera previsões de vendas com, pelo menos, 92% de precisão, que permitem aos restaurantes otimizar as suas encomendas e produção, reduzindo o custo das mercadorias . “Vamos investir na consideração de cada vez mais fatores no nosso modelo preditivo, (…) assegurar um detalhe cada vez maior das nossas previsões, por exemplo com previsões horárias e por diferente canal de venda, e trazer novas soluções que têm por base a inteligência artificial (…)”, detalha o CEO.
Além do investimento conseguido, os planos para o restante ano de 2025 incluem a expansão para o mercado espanhol, “com mais de 5 mil estabelecimentos a utilizar as nossas previsões”, esclarece Telmo Taipa. Pretendem, igualmente, reforçar as parcerias com os principais stakeholders internacionais do setor da restauração, com o objetivo de reforçar a posição da ADECI “como a empresa com as previsões mais precisas do mercado”.
2 maio, 2025