Comissária Europeia e Ministro da Ciência visitam centro de investigação FhP-AICOS
Comissária Europeia e Ministro da Ciência visitam centro de investigação FhP-AICOS
O centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS), sediado na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, recebeu a visita de Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, e de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Na visita, que decorreu a 8 de maio, foi apresentada a nova geração de sistemas ciberfísicos e de inteligência artificial voltados para o apoio à decisão médica e ao desenvolvimento – ético e centrado no utilizador – de tecnologias industriais.
Mariya Gabriel reforçou a importância da colaboração com a ciência e investigação: “Vamos continuar a cooperar na ciência!”. A Comissária Europeia destacou, ainda, o papel da evolução tecnológicoa, uma vez que “com a ajuda de tecnologia de ponta, inteligência artificial ética e o Programa Horizon Europe, venceremos doenças como o cancro e apoiaremos o setor de saúde”, afirmou.
Inteligência Artificial responsável e confiável, tecnologia digital de co-design, prototipagem rápida com impacto na vida das pessoas (ex. cancro cervical) foram os principais tópicos da visita. O FhP-AICOS tem vindo a investir um grande esforço na investigação e desenvolvimento destes temas, nomeadamente na Inteligência Artificial, e nas inúmeras utilizações e aplicações nas mais diversas áreas como a Saúde e a Indústria 4.0.
Os investigadores do FhP-AICOS estão a desenvolver uma plataforma modular para apoiar a certificação de aplicações de Inteligência Artificial, um processo inovador que transmite confiabilidade à tecnologia e que mereceu destaque nos Prémios IN3+ da Casa da Moeda. Baseada numa estrutura de ‘blockchain’, a plataforma permite rastrear todo o processo, desde os dados que foram usados para treinar os algoritmos até a versão exata do modelo que é usado em cada decisão.
Durante a visita foram demonstradas as aplicações desta tecnologia na saúde e na medicina, nomeadamente no apoio ao diagnóstico do cancro do colo do útero. Adicionalmente, foram destacadas as soluções que garantam o bem-estar (físico e mental) dos trabalhadores da indústria no seu ambiente de trabalho, permitindo às empresas a digitalização e a competitividade no setor.