Christoph Ihl: “Portugal transformou-se num país para startups”

Na UPTEC, temos as portas abertas a novas ideias, inovação, desafios e destacamentos. Damos as boas-vindas a startups, grandes empresas, universidades e centros de todo o mundo. Christoph Ihl da Hamburg University of Technology, um dos parceiros da UPTEC na comunidade OpenInnoTrain, é o próximo entrevistado do “Open Doors”, e partilha a experiência de quatro semanas na UPTEC e as principais razões para se juntar ao nosso ecossistema.

Christoph Ihl (4)

Christoph Ihl || Professor & Diretor do Instituto de Empreendedorismo da Hamburg University of Technology, Alemanha

Hamburg University of Technology || Alemanha || 7383 Estudantes e 1610 Funcionários

Hamburg University of Technology: Technology for Humanity


Fala-nos um pouco sobre o teu projeto de investigação.

Sou professor de empreendedorismo na Universidade de Tecnologia de Hamburgo. Interesso-me por empreendedorismo tecnológico, especialmente em IA e tecnologias verdes, e quero estudar como as startups nestas áreas podem arrancar, crescer e tornar-se bem sucedidas. No meu projeto de investigação na UPTEC, queria descobrir como os fundadores e os investidores das startups se encontram e escolhem uns aos outros e, com base nisso, colaboram entre si para que os investidores possam beneficiar a startup, para além do mero fornecimento de capital. Estas contribuições de valor não monetário por parte dos investidores alavancam, frequentemente, recursos de um contexto mais alargado do ecossistema. O objetivo é compreender os mecanismos subjacentes à forma como estas contribuições de valor não monetário podem desenvolver-se no contexto particular de um ecossistema de startups. Esta investigação baseia-se em dados quantitativos de grande escala e em entrevistas qualitativas que realizei no ecossistema do Porto.

Christoph Ihl (2)

Porque é que escolheste a UPTEC para prosseguir o teu projeto de investigação?

 

Portugal transformou-se num país para startups, e o Porto é um dos hubs mais vibrantes. Só faz sentido vir para cá e trabalhar na e com a mais proeminente incubadora de startups, a UPTEC. Para além disso, o Porto é uma cidade linda.

Christoph Ihl (1)

Que expectativas tinhas antes de iniciar o teu destacamento no Porto? Elas concretizaram-se?

Queria experimentar um ecossistema de inovação e empreendedorismo para aprender como os diferentes atores colaboram num ambiente cultural novo para mim. Também queria saber mais sobre a forma como uma universidade e um hub de transferência de tecnologia, em particular, podem desempenhar um papel vital num ecossistema deste tipo. Por último, queria contactar os atores locais do ecossistema de startups do Porto para verificar e discutir os resultados quantitativos da minha investigação. As minhas expectativas foram cumpridas. A equipa da UPTEC desempenhou aqui um papel fundamental. Puseram-me em contacto com pessoas interessantes e organizaram alguns eventos fantásticos. Apesar de tudo isso, as minhas capacidades de surf podiam ter melhorado mais (risos).

Conseguiste estabelecer alguns contactos dentro da área?

Entrevistei e conheci vários empresários e investidores inspiradores. Mostraram interesse na minha investigação e eu aprendi muito com eles.

Christoph Ihl (6)

Que aspectos do teu destacamento no Porto mais te agradaram?

Já falei do trabalho, por isso vou concentrar-me no meu tempo livre. Viver junto ao mar em Matosinhos faz-nos felizes, e há todos aqueles restaurantes de peixe deliciosos. Escolhi dois cafés como locais únicos para ler e pensar, um mesmo por baixo da Ponte D. Luís, com vista para o Douro, e o outro junto ao mar rochoso da Foz.

Teres estado aqui no Porto vai potenciar o teu projeto de que forma?

Vou a algumas conferências para apresentar a minha investigação e escrever um artigo sobre ela. Com base nos dados de texto que recolhemos dos websites de investidores de todo o mundo, com artigos de imprensa e críticas de fundadores, estou a desenvolver uma ferramenta interativa que permite aos utilizadores visualizar e pesquisar as propostas de valor de investidores de diferentes ecossistemas. Espero que possa ser lançada em breve.

Christoph Ihl (5)

12 de junho de 2024

Share Article