Azitek conclui nova ronda de angariação de capital e alcança 1M€ em investimento

equipa_Azitek_1

Startup da UPTEC que desenvolve sistema de rastreamento de ativos investida numa operação da Beta Capital, Portugal Ventures e a Cedrus Capital

A Azitek, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, acaba de concluir uma nova ronda de angariação de capital, numa operação liderada pela Beta Capital, em coinvestimento com a Portugal Ventures (Investidor Inicial) e a Cedrus Capital, num valor total de 750 mil euros. A Azitek ultrapassa, assim, 1 milhão de euros angariados em rondas de investimento, reforçando a sua capacidade de expansão e inovação no sector de tecnologia IoT, especialmente na digitalização de ativos em ambientes industriais.

O capital obtido será determinante não só para consolidar a inovação e robustez das soluções, mas igualmente permitir o crescimento da equipa, expandir a presença no mercado espanhol e explorar outros mercados europeus, solidificando a inovação tecnológica para a logística e manufatura inteligente “Estamos muito satisfeitos com o encerramento desta ronda, que nos vai permitir reforçar a equipa, acelerar a entrada em novos mercados e continuar a desenvolver a nossa tecnologia diferenciadora.”, afirma José Valente, CEO da Azitek.

A obtenção do reconhecimento de idoneidade, em matéria de I&D, por parte da ANI – Agência Nacional de Inovação, e a concretização desta ronda vão permitir que a Azitek acelere o desenvolvimento da tecnologia com ampla aplicação no rastreamento de ativos, utilizando sistemas IoT. A solução é especialmente adaptada para otimizar a gestão de ativos e automatizar processos logísticos em diversos sectores industriais, contando com clientes em Portugal, Espanha e Estados Unidos.

Roberto Branco, CEO da Beta Capital, destaca que “as soluções da Azitek dão resposta a vários desafios da indústria, nomeadamente na monitorização e otimização logística com informação em tempo real. Estamos entusiasmados com o roadmap de desenvolvimento dos seus produtos, no sentido de aumentar a proposta de valor para os seus clientes, e com a sua implementação a nível global.”

Já para Pedro de Mello Breyner, Vogal do Conselho de Administração da Portugal Ventures, esta nova ronda levantada pela startup da UPTEC vem reforçar o primeiro investimento efetuado em 2019e a sua comercialização no mercado global. “Com esta nova ronda de capital, a Azitek está, agora, preparada para consolidar a robustez das suas soluções tecnológicas, aumentar a equipa, cimentar a sua posição no mercado espanhol e explorar a presença em outros mercados europeus. São objetivos muito ambiciosos para esta nova fase e estamos convictos que a equipa da Azitek terá a capacidade de os cumprir com sucesso”.

Por sua vez, a Cedrus Capital acredita que o futuro da indústria passa pela digitalização, conectividade e aplicação de soluções de IA aos processos de produção e a toda a cadeia logística. “A Azitek é uma aposta nesta área, com elevado potencial de crescimento assente numa equipa altamente qualificada, numa tecnologia inovadora e numa base de clientes sofisticados, tecnologicamente inovadores e líderes no panorama da indústria nacional”.

Em 2023, e depois de vencer uma iniciativa do European Institute of Innovation and Technology (EIT) Manufacturing, a Azitek foi escolhida pela Ford Motor Company para implementar um sistema de rastreamento de ativos na maior fábrica europeia da construtora automóvel americana, que permitiu resolver o problema da execução de inventário manual, processo que é propenso a erros, e que leva a uma perda anual de 7% das caixas utilizadas.

Para além da Ford Motor Company, a Azitek aplica a sua tecnologia na gestão de resíduos da cidade do Porto, através da Porto Ambiente, e oferece soluções para a indústria na área da automatização de processos, tendo como clientes a Bosch, a BorgWarner, a Gestamp, entre outros.

19 de junho de 2024

This news is written within the PRODUTECH Digital Innovation Hub, a network of digital innovation for the manufacturing industry. The Project aims to foster the digital transition of this industry and catalyze innovation within the ecossystem.
Funded by the European Union. Views and opinions are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or of the European Commission-EU. Neither the European Union nor the granting authority can be held responsible for them.
Share Article