Dois estúdios de arquitetura da UPTEC nomeados para o prémio Mies van der Rohe
Dois estúdios de arquitetura da UPTEC nomeados para o prémio Mies van der Rohe
Dois arquitetos fundadores de startups incubadas na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto estão nomeados para o prestigiado prémio de arquitetura Mies van der Rohe 2022. Diogo Aguiar Studio, de Diogo Aguiar, desenvolveu o projeto do edifício de enoturismo da Quinta da Aveleda e, em conjunto com o Architectural Affairs, de Andreia Garcia, o projeto do Pavilion House, ambos estão indicados para o Prémio da União Europeia para Arquitetura Contemporânea.
Localizado em Guimarães, o Pavilion House está colocado no topo de uma adega de granito e é um espaço “aberto e abstrato, simultaneamente interior e exterior, que beneficia da sua proximidade a uma natureza diversa”, afirmam os criadores do projeto, acrescentando que é um “pequeno espaço habitável na montanha, que procura maximizar sua versatilidade e simultaneidade espacial”. O Pavilion House tem, ainda, a particularidade de se integrar na paisagem existente, através da fachada abstrata e texturizada.
Diogo Aguiar tem, além deste projeto, uma outra nomeação para o Prémio Mies van der Rohe. O edifício de enoturismo da Quinta da Aveleda, em Penafiel, está igualmente na lista de projetos indicados para esta distinção. Este edifício, que conta com a participação do NCREP — uma empresa também instalada na UPTEC — já foi distinguido numa das categorias dos Prémios Construir.
Há vinte projetos com assinatura portuguesa eleitos para o Prémio da União Europeia para Arquitetura Contemporânea Mies van der Rohe 2022. De entre os nomeados nacionais, destacam-se nomes como Álvaro Siza, Aires Mateus e Carrilho da Graça. Os especialistas europeus, associações nacionais e o comité consultivo nomearam um total 449 projetos, em 42 países.
Diogo Aguiar Studio e Architecural Affairs, estúdios de arquitetura incubados na UPTEC, são os responsáveis pelo projeto Pavilion House ,que está nomeado para o prestigiado Prémio da União Europeia para Arquitetura Contemporânea Mies van der Rohe 2022.