Fraunhofer integra projeto de 1,6M€ para desenvolvimento de jogo interativo para reabilitação geriátrica
Fraunhofer integra projeto de 1,6M€ para desenvolvimento de jogo interativo para reabilitação geriátrica
Estudos científicos demonstram que a redução da velocidade da marcha na população sénior está associada a alguns problemas como quedas, incontinência urinária, défice cognitivo, aumento do risco de incapacidade e dos índices de mortalidade no geral. Para tentar responder a estes problemas surgiu o VITAAL, um projeto desenvolvido pelo Fraunhofer AICOS – centro de investigação instalado na UPTEC –, em parceria com empresas, clínicas e universidades da Bélgica, Canadá e Suíça.
Com um financiamento de 1,6 milhões de euros, o VITAAL é uma solução integrada para reabilitação geriátrica, avaliação e personalização de intervenções, constituída por duas componentes principais: um jogo sério interativo e um portal clínico.
O sistema permite o treino de múltiplas funções motoras e cognitivas, e utiliza a análise da marcha para adaptar a intervenção. A avaliação da marcha e da interação com o jogo é feita com recurso a sensores colocados no calçado. Ao ser baseado em tecnologias web, o sistema permite dar resposta às barreiras de acessibilidade, descontinuidade e falta de recursos normalmente associados à reabilitação nas clínicas.
Concluído o estudo de usabilidade e desenvolvimento centrado no utilizador, o projeto inicia agora o estudo de intervenção, que tem como objetivo avaliar a viabilidade e eficácia das intervenções. O projeto prevê a participação de pelo menos 96 utilizadores com incontinência urinária, défice cognitivo ou problemas de mobilidade.
O VITAAL é um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Active and Assisted Living O estudo já arrancou na Suíça, e será também, em breve, iniciado na Bélgica e no Canadá.
A Fraunhofer Portugal tem como missão desenvolver investigação com aplicabilidade prática para o desenvolvimento económico e melhorar a vida das populações. Localizado na UPTEC, no centro trabalham 80 investigadores altamente qualificados que trabalham em áreas como Design Centrado no Utilizador, Inteligência Artificial e Sistemas Ciber-Físicos. Desde 2009, a Fraunhofer participou em 10 projetos europeus e estabeleceu parceria com mais de 150 instituições em 31 países.