Startups da UPTEC selecionadas para o Vodafone Open Innovation Program 2.0
Startups da UPTEC selecionadas para o Vodafone Open Innovation Program 2.0
A Verbo e a Nilg.ai, startups incubadas na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, foram selecionadas para participar no Vodafone Open Innovation Program 2.0. A iniciativa, promovida pela Vodafone, desafia startups e PME a desenvolverem soluções inovadoras com base em tecnologia 5G e outras ferramentas de última geração.
A Verbo desenvolve uma plataforma de comunicação por voz inteligente, pensada para equipas que operam no terreno e em ambientes exigentes. A sua tecnologia Push-to-Talk de nova geração permite transformar a voz numa ferramenta para a execução de tarefas e automatização de processos. Já a Nilg.ai aposta na inteligência artificial para extrair conhecimento de dados não estruturados, oferecendo soluções que ajudam empresas a tomar decisões baseadas em dados com maior rapidez e precisão.
Verbo integra comunicação inteligente nos serviços de emergência
Para a Verbo, esta seleção representa uma oportunidade estratégica de colaborar com um líder global no setor das telecomunicações. “Na Verbo, estamos a reinventar a forma como as equipas de campo comunicam num mundo hiperconectado. O desafio da Vodafone alinhou-se com a nossa missão de levar colaboração por voz inteligente e em tempo real às empresas,” afirmou Greg Jones, diretor executivo da startup.
A solução da Verbo será testada num piloto focado em serviços de emergência e socorro. O objetivo é demonstrar como a sua tecnologia pode melhorar a resposta operacional em contextos de alta pressão. A plataforma inclui funcionalidades como assistência contextual, suporte multilingue, envio automatizado de dados clínicos e alertas por georreferenciação.
Num dos projetos-piloto já em curso, a tecnologia está a ser usada por equipas de emergência para coordenar a resposta a acidentes rodoviários, com comunicação em grupos dinâmicos, relatórios automáticos e supervisão centralizada.
“Disseram-nos que o que estamos a construir não é apenas uma melhoria, é um salto em frente.”, destacou o diretor executivo.
19 maio, 2025