UPTEC acolhe sessões gratuitas que potenciam a ciber-resiliência das PMEs

O Centro de Competências em Cibersegurança e Privacidade (C3P) da Universidade do Porto, no âmbito da sua participação no projeto C-HUB – Pólo de Inovação Digital de Cibersegurança, vai organizar, no dia 18 de outubro, na UPTEC, uma sessão gratuita para potenciar a ciber-resiliência das Pequenas e Médias Empresas (PME) e Administração Pública.

A iniciativa, que conta ainda com um evento no dia 17 de outubro no Lionesa Business Hub, pretende criar sinergias, potenciar a aceleração e transformação digital destas entidades e promover a sua ciber-resiliência.

Luís Antunes e Rolando Martins, do C3P, António Costa, do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), António Pinto, do Instituto Politécnico do Porto, Luís Valente, Head of Information Audit & Cybersecurity da SONAE, e Luís Maia, CTO da Adyta, são alguns dos convidados das sessões, que vão decorrer no Porto, no Lionesa Business Hub, a 17 de outubro e na UPTEC, a 18. Para além de consultoria especializada, o programa das sessões inclui a apresentação geral do C-HUB e um apoio às empresas para a avaliação da sua maturidade digital (Digital Maturity Assessment da UE).

Os especialistas alertam para o uso atual, por parte de autarquias e PMEs, de várias aplicações e sistemas desenvolvidos e implementados, sem que as questões de segurança tenham sido devidamente acauteladas. Atendendo a este contexto, Rolando Martins, docente da Universidade do Porto e investigador do C3P, realça o papel destas C-HUB sessions para a capacitação e compreensão dos benefícios do desenvolvimento, teste e experimentação de tecnologias digitais avançadas.

Entre os dias 25 e 27 de novembro é a vez de Lisboa receber as C-HUB sessions. Aos oradores já referidos juntam-se Ben Shariati, diretor do Programa de Pós-Graduação em Cibersegurança na Universidade de Maryland, EUA.

A participação nas sessões é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.

C-HUB com a ciber-resiliência no radar

O C-HUB é um Pólo de Inovação Digital de Cibersegurança, reconhecido pelo Gabinete do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital em 25 de Junho de 2021, que resulta de um consórcio composto por sete entidades: Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS); Centro de Competências em Cibersegurança e Privacidade (C3P) da Universidade do Porto; AMA – Agência para a Modernização Administrativa; Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação (INOV); Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica (TICE.PT); PricewaterhouseCoopers (PwC) e StartUp Leiria.

A sua missão é “responder às necessidades, no apoio às PMEs e à Administração Pública, em matéria de Cibersegurança nos seus processos de transformação digital. O C-HUB é de âmbito nacional, sendo transversal a vários setores. A multidisciplinaridade dos seus membros e da sua rede, permite procurar respostas para as necessidades locais, regionais e nacionais, ou mesmo internacionais, e cruzando os vários sectores da economia e da sociedade.

October 9, 2024

Share Article