“O design numa empresa deep tech não cria a empresa, mas pode matá-la a longo prazo”

uma vez UPTEC, UPTEC para sempre
Design everywhere

“Design everywhere” foi o mote da discussão que teve lugar no passado dia 23 de maio de 2024, na UPTEC Baixa. A conversa, moderada por Susana Barreto, professora na FBAUP e investigadora na área de design, juntou Filipa Frois Almeida, fundadora da FAHR 021.3, Maria João Fernandes, gestora de projetos I&Dna Simoldes, e Luís Valente, CEO e cofundador da iLoF.

Da saúde à arquitetura, dos moldes à investigação, o design esteve no centro da discussão que debateu a importância do desenho na criação e desenvolvimento de produtos e serviços.

Quais os desafios de incorporar o design nas empresas

Ao longo da conversa debateram-se os desafios de incorporar o design nas empresas, exemplos práticos de design nos serviços, a importância da empatia na comunicação, a avaliação da aceitação dos produtos e a sustentabilidade no design.

Maria João Fernandes enfatizou a importância da empatia na comunicação e no ambiente empresarial, sublinhando como a sensibilidade cultural e o respeito são fundamentais para o desenvolvimento de produtos e serviços eficazes em diversos contextos internacionais. “A imagem é importante! Não podemos ser só profissionais e bons naquilo que entregamos; temos também de ter uma imagem que seja apelativa e apresentável”, destacou.

Luís Valente, CEO da empresa que quer acelerar o desenvolvimento de medicamentos personalizados garante que “o design numa empresa deep tech não cria a empresa, mas pode matá-la a longo prazo. Porque pode permitir ou impedir determinados negócios de acontecer, que podem fazer crescer a organização.”

Por outro lado, Filipa Frois Almeida salientou a importância do desenho. “Os arquitetos e os designers acabam, através do desenho, por pensar e chegar a soluções.”  Segundo a arquiteta, “a palavra “design” devia ser mais bem traduzida em português, devia ser “o desenho”. E pensar através do desenho, como desconstruir ou construir novas coleções a partir daí”, destaca.  

A sustentabilidade no design foi também tema de discussão, com todos os participantes a concordarem que esta deve ser uma prioridade. Desde a implementação de novos processos de fabrico mais eficientes até à escolha de materiais e à eficiência energética dos produtos, a sustentabilidade foi reconhecida como um fator central no processo de design.

A discussão aconteceu à margem do evento “Uma vez UPTEC, UPTEC para sempre”, um encontro para celebrar as conquistas das empresas graduadas.

5 de junho de 2024

Share Article