Flow Technology no Parlamento Europeu para falar sobre ecologização das PME azuis
Flow Technology no Parlamento Europeu para falar sobre ecologização das PME azuis
A Flow Technology, spin-off da Universidade do Porto e empresa incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, vai marcar presença no evento Opportunities and challenges for Blue SMEs and Maritime, a decorrer a 25 de janeiro, no Parlamento Europeu. Miguel Fernandes, General Manager da empresa portuguesa, foi convidado para fazer parte do painel de discussão da sessão “Digitalisation of SMEs: lessons learnt from the sector”.
Organizado pela deputada europeia Josianne Cutajar, SEArica Vice-Chair for SMEs and Digitalization, com o apoio da Conference of Peripheral Maritime Regions, o evento vai abordar os desafios da digitalização enfrentados pelas PME azuis e para discutir as oportunidades e formas de desbloquear o potencial e apoiar o desenvolvimento destas empresas.
Miguel Fernandes afirma que “embora a existência de financiamentos de apoio às PME e startups azuis da União Europeia seja positiva, e sinalize a importância do ecossistema das PME para a economia europeia, a fragmentação e complexidade dos fundos conduzem a dificuldades no seu acesso. Neste contexto, é importante fornecer respostas concretas sobre como as PME azuis podem superar as barreiras e aproveitar a digitalização e as oportunidades de ecologização.”
A Flowtech/Foodintech foi convidada a partilhar, neste evento, a sua experiência como partner do projeto SAFER, um projeto transnacional de inovação. Um dos objetivos do projeto passa por promover a transferência de tecnologia e métodos de colaboração no setor das Indústrias de Pescado, avaliando em conjunto a implementação de pilotos – Living Lab.
“O sucesso deste projeto é evidente considerando que as implementações piloto na fase 1 do FLOW M, são nos dias de hoje, implementações estruturantes na gestão das operações destas unidades industriais. O FLOW M neste momento, edifica a base da estratégia indústria 4.0 destas empresas.”, refere Miguel Fernandes.
Na prática este projeto permitiu a implementação de cinco pilotos da tecnologia FLOW M, um software MES – Manufacturing Execution System, em cinco unidades industriais na área do Pescado: Fase 1- Mytilimer (França); Irish Fish Canners (Irlanda); Nortsea (Portugal); Fase 2 – Thaeron (França) e Consorcio Español Conservero (Espanha).
O evento, onde a Flowtech marcará presença, decorre entre as 9h30 e as 11h30 do dia 25 de janeiro, no Parlamento Europeu (Room SPINELLI 3H1), em Bruxelas. A sessão, também, pode ser acompanhada online. Os registos devem ser feitos aqui.