Data Challenge: candidaturas terminam no dia 3 de outubro
Data Challenge: candidaturas terminam no dia 3 de outubro
Criar condomínios autónomos, soluções que melhorem a saúde ambiental, abordagens não convencionais de marketing em e-commerce, novas estratégias para descentralização dos ensaios clínicos, soluções de crédito com base em digital lifestyle e social media ou ferramentas que permitam calcular a pegada de carbono de uma cadeia de abastecimento. Estes são alguns dos 20 desafios do Data Challenge, programa que vai apoiar ideias de negócio que desenvolvam soluções de gestão, valorização e segurança de dados. As candidaturas estão abertas até 3 de outubro.
Organizado pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto e pelo UC Business da Universidade de Coimbra, o Data Challenge é promovido pelo Santander Universidades. Com a parceria de sete Universidades portuguesas, o programa conta com 20 de desafios de seis empresas que atuam em áreas distintas: Altice labs (Telecom), Bluepharma (indústria farmacêutica), Bosch Intelligent Buildings (edifícios inteligentes), Prozis (eCommerce), Santander (banca/seguros) e Sogrape (cadeia de abastecimento).
O Data Challenge procura estudantes, investigadores e recém-licenciados provenientes de qualquer área de formação e Universidade/Instituto Politécnico do País. Ao ingressar neste programa gratuito de empreendedorismo, os participantes vão ter a oportunidade de interagir com as empresas parceiras e contribuir para a resolução de desafios reais da indústria.
As soluções vencedoras de cada área do Data Challenge recebem, no total, 75 mil euros em prémios: um prémio monetário de 2.500€, acesso a incubação – durante 4 meses – numa das estruturas de incubação parceiras e uma formação em temas associados a inteligência artificial da I2A2- Institut d’Intelligence Artificielle Appliquée, no valor de 10.000€.
Com o intuito de potenciar a criação de novos negócios baseados na valorização dos dados, o programa do Data Challenge – que decorre de outubro a dezembro –, contempla sessões de partilha de casos reais de captação e utilização de dados nas empresas, momentos de mentoria dedicada ao desenvolvimento da ideia de negócio e workshops focados no desenvolvimento da proposta de valor e estrutura do pitch. Do plano fazem parte, ainda, master classes sobre temas críticos na área dos dados que serão conduzidas por especialistas académicos e empresariais.
As candidaturas ao Data Challenge estão abertas até 3 de outubro e devem ser submetidas no website do programa. A participação no programa é gratuita e há mais de 75 mil euros em prémios para as melhores soluções de valorização de dados da indústria.