Fraunhofer Portugal e LIPOR desenvolvem tecnologia para aumentar a eficiência da gestão de resíduos
Fraunhofer Portugal e LIPOR desenvolvem tecnologia para aumentar a eficiência da gestão de resíduos
O centro de investigação Fraunhofer Portugal, instituto instalado na UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, e a LIPOR estão a desenvolver uma solução tecnológica que pretende digitalizar a compostagem caseira. O ConPosting é um sistema em desenvolvimento que contempla um conjunto de sensores, uma aplicação móvel e um portal web para que qualquer cidadão possa estar envolvido em atividades de compostagem.
O objetivo é que, através da sensorização e digitalização dos compostores, seja possível monitorizar a valorização dos biorresíduos através da compostagem caseira. Este processo descentralizado permitiu, apenas em 2020 e com o contributo exclusivo de cidadãos, que fossem valorizados localmente cerca de 6.500 toneladas de biorresíduos.
Através de sensores adaptados ao compostor é possível recolher e monitorizar alguns dados como a temperatura e a humidade. A monitorização do processo de compostagem passa a ser mais simples e eficaz, já que é acompanhada pelo cidadão — que através da aplicação móvel pode melhorar e direcionar o processo de compostagem —, como por parte dos profissionais da LIPOR — que através do portal webconseguem acompanhar todo o processo remotamente. A utilização do ConPosting vai permitir um sistema mais eficiente, evitando deslocações, enquanto melhora substancialmente o processo de compostagem.
Todos os participantes recebem gratuitamente um compostor para iniciar a sua compostagem caseira, além de uma formação na área. A monitorização e o acompanhamento de todo o processo de compostagem pode ser feito quer pelo cidadão, quer pelos técnicos da LIPOR. O ConPosting inclui, ainda, uma via de comunicação entre participantes e os técnicos da LIPOR para esclarecimento de dúvidas e onde recebem, entre outros, algumas dicas de jardinagem — os resultados da compostagem (processo que demora cerca de 6 meses) são frequentemente utilizados como adubo natural.
Além do impacto ambiental na cidade e na gestão de resíduos, o ConPosting pretende melhorar a vida de todos, enquanto contribuiu para uma redução de custos na recolha e tratamento de resíduos. A tecnologia está a ser desenvolvida pelo Fraunhofer Portugal, centro de investigação sediado na UPTEC, e pela LIPOR, entidade parceria do Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto.