Windcredible participa no Techstars e vence PRIO Jump Start
Windcredible participa no Techstars e vence PRIO Jump Start
Startup da UPTEC participou no Techstars, programa de aceleração de renome, e foi uma das vencedoras da 7.ª edição do programa de inovação português da PRIO
As últimas semanas têm sido de crescimento e valorização para a Windcredible, startup inclubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.
Depois de ter sido selecionada para participar no Techstars Sustainability Paris, a edição francesa do programa de aceleração de um dos maiores investidores em startups em início de vida, que terminou no fim de junho, a Windcredible foi uma das vencedoras da 7.ª edição do PRIO Jump Start, iniciativa de inovação portuguesa que premiou a startup no corrente mês de julho.
A mais recente distinção ocorreu no programa de aceleração Clean Future, promovido pela Unicorn Factory Lisboa e pela Startup Lisboa. A Windcredible foi distinguida com o prémio global do programa e ganhou também na categoria de “Construção”, que conjuntamente com “Mobilidade” e “Retalho” constituem as três áreas de soluções tecnológicas apoiadas pelo programa especializado em inovação CleanTech.
A Windcredible destacou-se pelo desenvolvimento e produção de turbinas eólicas de eixo vertical, uma tecnologia de energia renovável que gera eletricidade a partir do vento, e que tem, como principal vantagem, a sua capacidade de gerar eletricidade de forma eficiente, com baixos custos operacionais e requisitos de manutenção mínimos, tornando-a numa uma opção rentável para os clientes, especialmente quando comparadas com fontes de energia baseadas em combustíveis fósseis tradicionais.
Techstars: uma porta para investimento e contactos
A Techstars Sustainability Paris, programa de aceleração francês investe em startups de alto crescimento em estágio inicial e que procuram construir um futuro melhor graças à tecnologia, atacando os maiores desafios que o nosso planeta enfrenta hoje, como mudanças climáticas, poluição, pobreza, doenças, contou com a participação da startup portuguesa. A participação, nas palavras do CEO da Windcredible, Filipe Fernandes, teve como grande vantagem a criação de uma rede de contactos e o acesso a exemplos de sucesso. “Acredito que a grande vantagem em participar na Techstars Paris foi a inestimável e extensa rede de contactos, parceiros e mentores experientes e bem-sucedidos a que tivemos acesso.
Permitiu-nos conhecer e discutir ideias com especialistas nas mais diversas áreas, bem como a possibilidade de receber mentorias personalizadas com alguns desses especialistas. Foi uma oportunidade única para desenvolver todos os aspetos do nosso projeto – hardware, finanças, marketing, investigação, software, plano de negócio, etc – e para fortalecer os nossos pontos francos, com a preciosa ajuda de peritos internacionais.”
Para além da criação de uma rede de contactos mais alargada, permitiu uma abertura de portas em muitos outros campos. “Foi uma ‘montra’ de negócio impagável, pois tivemos acesso a reuniões e apresentações com potenciais clientes, parceiros e investidores internacionais. Não menos importante, e provavelmente o que vai ficar para sempre connosco, foi a oportunidade de conhecer outras startups e pessoas numa situação semelhante à nossa. O mundo das startups não é só arco-íris e unicórnios, como nos fazem crer. Há alturas muito difíceis, em que parece que tudo falha e há milhares de dúvidas que não saem da cabeça. Por isso é bom saber que não estamos sozinhos. Além disso, foi uma base fundamental para nos ajudar a dar os primeiros passos para a internacionalização da empresa.”
A participação no Techstars Sustainability Paris permitiu um investimento na Windcredible, que torna ainda mais robusta a solução desenvolvida na UPTEC. “A entrada na TechStars prevê a aceitação dos termos de investimento standard, 6% de capital por 20,000 dólares de investimento obrigatório e a opção de aceitar 100,000 dólares de investimento em nota convertível. O investimento que recebemos foi essencial para avançar com a produção dos nossos protótipos, o que nos permite seguir já para a segunda fase da empresa.”
Turbina eólica distinguida no PRIO Jump Start
Foi também com o projeto da turbina eólica de eixo vertical que a startup da UPTEC recebeu a distinção atribuída na 7.ª edição da PRIO Jump Start.
O design inovador, que se destaca em relação às turbinas eólicas tradicionais, incluindo a sua capacidade de gerar eletricidade de forma eficiente, a compatibilidade com ambientes urbanos e a adequação para integração em redes inteligentes destacou a solução entre as mais de 130 candidaturas oriundas de 25 países.
Para além do prémio, a Windcredible vai contar com, pelo menos, 10 mil euros para desenvolver um projeto-piloto em conjunto com a PRIO, e a possibilidade de testar os seus produtos em ambiente real dentro do universo PRIO. As três startups vencedoras, na qual se inclui a Windcredible, contam, ainda, com todo o acompanhamento necessário, estabelecendo uma relação de negócio e parceria com a energética.
Depois de ter vencido a final nacional do ClimateLauchpad e representado Portugal na final europeia da competição, a Windcrebile continua a dar cartas no ecossistema das startups com a participação no Techstars Sustainability Paris e distinção no PRIO Jump Start.
13 de julho de 2023, atualizado a 19 de julho