Infinitebook lança caderno reutilizável, sustentável e criado com a ajuda de Inteligência Artificial
Infinitebook lança caderno reutilizável, sustentável e criado com a ajuda de Inteligência Artificial
“Fun or Future?” é o novo caderno da Infinitebook que, além de infinitamente reutilizável, é o primeiro produto português 100% criado com Inteligência Artificial. Desenhado pela empresa graduada da UPTEC, o novo caderno foi produzido com recurso a duas plataformas tecnológicas de Inteligência Artificial: o ChatGPT e a DALL-E 2.
A Infinitebook, startup que deu os primeiros passos na Escola de Startups da UPTEC, cria cadernos — a que chamam quadros brancos portáteis — onde possível escrever e apagar em todas as páginas.
Com a figura de Einstein em 3D num fundo verde, o novo caderno, criado sem a intervenção humana, pretende despertar a curiosidade sobre a Inteligência Artificial (IA).
A capa do novo Infinitebook conta com a figura de Albert Einstein e foi criada na plataforma DALL- E 2 — que cria imagens realistas com base em textos redigidos—, sendo que o caderno contém ainda com uma descrição criada pelo ChatGPT — que responde às perguntas colocadas pelos utilizadores. “Esta peça única foi criada inteiramente por Inteligência Artificial, desde a renderização 3D de Einstein, ao exuberante ambiente verde, e até o texto. Utilizámos tecnologia de IA de ponta e algoritmos de deep learning para criar esta renderização única e visualmente deslumbrante”, pode ler-se, em inglês, na descrição inicial do caderno.
Já na contracapa, a Infinitebook pediu ao ChatGPTque lhe indicasse uma citação de Einstein sobre IA. Na resposta, a plataforma disse que não existia nenhuma, mas apresentou outras soluções. “A escolha do Einstein pareceu-nos óbvia: foi e é um nome disruptivo na sua área – e que outrora causou o mesmo furor, dúvidas e dilemas que o próprio ChatGPT e todas estas ferramentas de Inteligência Artificial estão a colocar. O fundo verde é só mais uma forma de relembrar que, no final, o que fazemos é sempre com um único propósito: a sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente”, refere Pedro Lopes, CEO da Infinitebook.
A Infinitebook, empresa graduada da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, já chegou a mais de 50 mil consumidores, vendeu 30 milhões de euros em produtos e estima-se que já tenha poupado mais de 1500 árvores e 41 milhões de litros de água com a produção de cadernos infinitamente reutilizáveis. Agora, lança o “Fun or Future?”, o caderno 100% criado com Inteligência Artificial.