WAYZ: a marca de sapatilhas unissexo que usa materiais reciclados

A WAYZ, uma startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, tem uma nova forma de criar sapatilhas. Os sneakers são produzidos de forma ética, com materiais amigos do ambiente, são totalmente portugueses e têm um preço justo.

Os WAYZ são sneakers produzidos de forma ética, já que utilizam materiais amigos do ambiente, uma cadeia de abastecimento e produção locais – entre Felgueiras, Ovar e Santa Maria da Feira –, e o design original. Além disso, a WAYZ tem preços justos, por isso, todos os utilizadores sabem qual é o preço de custo de cada par de sapatilhas, assim como o custo dos materiais e de fabrico.

A WAYZ surge no final de 2018, quando Pedro Maçana e Daniel Gonçalves decidem dar um novo rumo às suas vidas. “Depois de 18 anos a trabalhar no setor do retalho, onde as empresas lutam todos os anos para vender mais, percebi que isso não era o que queria para mim. Conheci o Daniel num curso de design e produção de calçado e, passado algum tempo, criamos a WAYZ.” afirma Pedro Maçana, cofundador da startup portuense.

A primeira coleção da WAYZ tem 4 modelos (cada um destes com várias cores) feitos com materiais reciclados e biodegradáveis, desde pele de vaca de alta qualidade, biocouro a borracha reciclada. Os fornecedores e os materiais foram escolhidos pessoalmente pelos fundadores da startup. “Os parceiros da WAYZ são empresas familiares, com décadas de experiência no setor do calçado, onde as condições de trabalho são dignas e as leis laborais respeitadas. Para nós, não podia ser de outra forma. Não queremos produções de baixo custo se as pessoas não importarem. O preço não é tudo.” afirma Daniel Gonçalves, cofundador da WAYZ.

Feitos para durar, intemporais, confortáveis, versáteis e unissexo, os WAYZ são sapatilhas humanistas e produzidas de forma ética. A WAYZ está a ser lançada através de uma campanha de crowdfunding, no Indiegogo. Há 4 modelos em 16 cores diferentes, disponíveis do tamanho 36 ao 46 e o preço de lançamento é de 89€.