UPTEC recolhe pilhas e equipamentos elétricos para ajudar o IPO

A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto alia-se à campanha “Todos pelo IPO” e está a recolher pilhas, baterias e de equipamentos elétricos usados. O valor será posteriormente convertido num donativo que servirá para a compra de equipamentos médicos para o Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa).

A UPTEC Asprela I (Rua Alfredo Allen n455/461 Porto) é, assim, um dos 8 mil postos de recolha da Rede Eletrão. Neste centro é possível entregar, até 31 de dezembro de 2022, lâmpadas, pilhas, pequenas baterias, equipamentos informáticos e de telecomunicações de pequenas dimensões, assim como pequenos equipamentos elétricos.

Em 2020, a comunidade UPTEC conseguiu angariar mais de 110kg de equipamentos, cujo valor foi convertido em donativo para o IPO Lisboa.

Promovida pela Eletrão – Associação de Gestão de Resíduos, a iniciativa pretende recolher pelo menos 100 toneladas de resíduos que se converterão num valor mínimo de 32 mil euros. A quantia angariada será utilizada para a aquisição de equipamentos médicos para o IPO Lisboa. Os resultados da campanha “Todos pelo IPO” serão divulgados em fevereiro de 2023.

Proteger a saúde e o ambiente

As pilhas, baterias e os equipamentos elétricos usados que não são corretamente encaminhados para reciclagem constituem um problema grave para o ambiente e para a saúde humana, uma vez que à medida que se degradam vão poluindo o ar, o solo e a água pela libertação de componentes tóxicos nocivos. Assim, é urgente que estes aparelhos sejam encaminhados para reciclagem em unidades especializadas para o efeito.

“Ao dar as mãos ao IPO, no âmbito desta campanha, o Electrão reforça a sua missão que é também a de proteger a saúde humana. Paralelamente, continuamos a pugnar pela defesa do ambiente e a promover o correto encaminhamento de pilhas, baterias e equipamentos elétricos para reciclagem”, sublinha, no mesmo comunicado, o CEO do Electrão, Pedro Nazareth.