UPTEC promove concurso de fotografia e imagem criada através de IA

Candidaturas abertas até 1 de outubro de 2023, divididas em duas categorias — UPTEC dia a dia e Imagem gerada por Inteligência Artificial

A UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto promove a primeira edição do concurso UPTEC — FOTOGRAFIA, IMAGENS E ROBOTS, com o objetivo de identificar e selecionar propostas com uma componente artística e conceptual para dar a conhecer e homenagear a UPTEC e o seu impacto social e económico. As fotografias e imagens a concurso devem espelhar situações, eventos, dinâmicas, objetivos ou edifícios que remetam para o empreendedorismo, a UPTEC e a sua esfera de influência.

O concurso conta com o apoio do IPF – Instituto Português de Fotografia e surge da intenção de sinalizar e revelar, através do registo fotográfico ou da conceção artística, as práticas ou impacto que o empreendedorismo (e/ou a UPTEC) tem na sociedade portuguesa e global, como também na paisagem, na mutação de espaços e a sua potencialidade futura para modificação de rotinas e mudanças de paradigmas. Espera-se que desta conjugação surjam fotografias ou imagens capazes de enaltecer e valorizar o conteúdo.

O concurso, que está a receber candidaturas até 1 de outubro, é dividido em duas categorias — UPTEC dia a dia e Imagem gerada por Inteligência Artificial. A Categoria 1 — UPTEC dia a dia — propõe qualquer relação que possa ser gerada ou que seja significativa com a UPTEC, em eventos, vivência na comunidade, influência na paisagem, ou com o mote do concurso. Por sua vez, na categoria 2 — Imagem gerada por Inteligência Artificial — é proposta a criação de imagens totalmente geradas por inteligência artificial. As imagens deverão ser hiper-realistas como um registo fotográfico e terão de ser sempre identificadas enquanto tal na sua submissão.

O vencedor da Categoria 1 receberá 250€ em formação de curta duração no Curso de Iniciação à fotografia, e o da Categoria 2 terá direito a um voucher de 250€ numa loja de tecnologia.

Depois de 15 anos de existência, a UPTEC já influenciou pessoas, projetos e inovações. Mesmo quando não é óbvio, o empreendedorismo e a inovação cruzam-se no nosso dia-a-dia e criam ligações com as empresas que florescem no país. Com este concurso, pretende-se perceber, através do registo fotográfico e criação de imagens, as conexões criadas com a UPTEC ou com as influências da sua atividade. Os olhares de quem vê de dentro e os olhares de que olha de fora. Se uma imagem vale mais do que mil palavras, queremos ver como entendem a UPTEC, dentro e fora dos limites de si própria e como o empreendedorismo lhes fica na retina.

As fotografias ou imagens a concurso podem ser submetidas até 1 de outubro aqui.

27 de julho de 2023