UPTEC junta-se ao Pacto do Porto para o Clima

A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto subscreveu o Pacto do Porto para o Clima, uma iniciativa sustentável que convida todos os intervenientes da cidade a tomarem medidas ambientais com o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica no Porto até 2050.

Promovido pela Câmara Municipal do Porto, o Pacto do Porto para o Clima quer unir esforços na defesa de uma cidade mais sustentável, líder na descarbonização e que antecipa as metas da neutralidade carbónica.

A cidade do Porto é reconhecida pela Comissão Europeia como uma das 100 Cidades Europeias Inteligentes e com Impacto Neutro no Clima e este Pacto vem impulsionar a ambição do Porto de concretizar as metas ambientais definidas, entre as quais, o objetivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 60% até 2030. No ano de 2019, o Porto conquistou já 48% desta redução.

Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, reitera que é “tempo de agir e tomar medidas disruptivas e visionárias, transformadoras e ambiciosas”. Já Joana Resende, Presidente da UPTEC, afirma que “com muita honra que a UPTEC subscreve este Pacto e se compromete a contribuir para a dinamização de iniciativas no combate às alterações climáticas”.

Esta é mais uma parceria na área da sustentabilidade, destacando-se, por exemplo, a realização do programa ClimateLaunchpad, as parcerias com a AMAP – Associação pela Manutenção da Agricultura de Proximidade, ERP Portugal ou Recycle Geeks, além do desafio constante lançado às empresas do Parque para que aliem sustentabilidade à inovação.

O Pacto do Porto para o Clima já reúne nomes como a Altice, CTT, FC Porto, Hospital S. João, Metro do Porto, Museu Nacional de Soares dos Reis, NOS, Serralves e STCP. A UPTEC junta-se, assim, a mais de duas centenas de organizações subscritoras do Pacto do Porto para o Clima.

Share Article