UPTEC integra programa europeu para aproximar hubs criativos

A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto acaba de integrar mais um programa europeu de mobilidade, o TWIN HUBS. Criado ao abrigo do projeto Creative FLIP Peer2Peer, o TWIN HUBS pretende promover a aproximação entre mais de 50 hubs criativos europeus.

Este programa de mobilidade combinada baseia-se no modelo de “cidades irmãs” (twinning) e destina-se a hubs criativos que pretendam estabelecer uma nova cooperação com outro hub. A UPTEC aliou-se ao ARTERIA_LAB (Évora, Portugal) e ao Comincenter (Matera, Itália) para dinamizar intercâmbios e organizar uma mobilidade mista, durante o período de um ano.

Este twinning agrega, assim, a UPTEC, nomeadamente através do centro criativo da UPTEC Baixa –  um espaço de atração e encontro para criadores e profissionais da cultura que procuram experimentar, explorar e desenvolver os seus projetos a nível empresarial; o _ARTERIA_LAB é um laboratório criado pela Universidade de Évora para a experimentação, prototipagem e investigação transdisciplinar no cruzamento entre a arte, a ciência, o design e a tecnologia; e o Comincenter é uma incubadora de ideias, gerida pelo ConUnibas – Consórcio Universidade da Basilicata em parceria com a Fundação Matera-Basilicata 2019, que visa concretizar um novo modelo de políticas ativas de trabalho, conectando universidades e jovens estudantes com o mundo de emprego.

É fundamental aproximar as Universidades das comunidades e pessoas que lideram os negócios do tecido criativo. Por isso, entidades que medeiam a ligação entre a Universidade e as empresas – como é o caso da UPTEC, CominCenter e Arteria Lab – têm um papel determinante nesta aproximação. Acredito que a UPTEC, quer pelo centro cultural e criativo de referência, quer pela ligação umbilical à Universidade do Porto, terá um contributo expressivo para o propósito do Twin Hubs Program.”, destaca André Forte, Coordenador de Desenvolvimento de Negócio para as Artes.

O TWIN HUBS é um projeto de mobilidade combinada que promove 25 twinnings. Cada twinning permite que os representantes de cada hub troquem ideias – online e presencialmente –, se envolvam numa experiência de aprendizagem mútua e, no final do programa, organizem um evento comunitário.

O Creative FLIP é um projeto-piloto, cofinanciado pela União Europeia, cujo principal objetivo é apoiar ecossistemas saudáveis e sustentáveis para as Indústrias Culturais e Criativas (CCIs) na área das finanças, aprendizagem, inovação e patentes.