UPTEC colabora com projeto que gere a rede europeia para o envelhecimento

O projeto financiado pela União Europeia, Innovation Networks for Scaling Active and Healthy Ageing (IN-4-AHA), é dinamizado por nove parceiros europeus que irão gerir a Parceria de Inovação Europeia para o Envelhecimento Saudável e Ativo (EIP-AHA), durante dois anos. Este consórcio, do qual o Centro de Competências para o Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade do Porto – Porto4Ageing faz parte, pretende potenciar o desenvolvimento e implementação de soluções digitais inovadoras em saúde na Europa.
A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto vai colaborar com o projeto, através da dinamização de networking, encontros empresariais e eventos temáticos.

O sucesso do uso de ferramentas digitais na área do envelhecimento ativo e saudável depende da contribuição ativa dos ecossistemas de inovação locais e regionais e das suas organizações, incluindo a indústria, a sociedade civil, as universidades e os decisores. Assim, um dos objetivos deste projeto é coordenar e apoiar a criação de um modelo de scale-up para a inovação em envelhecimento ativo e saudável que seja validado por vários intervenientes.  Apoiar a implementação do modelo de scale-up, ao disponibilizar ferramentas para avaliação de impacto e estratégias para investimentos a longo-prazo, é outra das missões do projeto.

Ao longo do projeto irão decorrer vários workshops e webinars, organizados pelo Centro de Competências para o Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade do Porto, de modo a promover a participação de todos. O primeiro evento decorreu no dia 26 de fevereiro, online, e ao longo da sessão foi apresentado o projeto, discutidos os sucessos e lições passadas e feita uma reflexão sobre os próximos passos para a inovação no envelhecimento ativo e saudável.

Existirão também parcerias para a adoção de boas práticas, soluções e iniciativas de aproximação institucional em conjunto com outros agentes do ecossistema da Universidade do Porto, como a UPTEC, que vai colaborar em atividades de networking e matchmaking, nas relações com os ecossistemas empreendedores, bem como na organização de eventos e ações relacionados com o projeto. Para além de envolver ativamente a comunidade do EIP-AHA, o projeto vai também trabalhar com o Joint Programming Initiative on More Years Better Lives, o programa Active and Assisted Living, o EIT Digital e o EIT Health.

A estratégia adotada é de aproximação na implementação de um modelo de scale up para soluções inovadoras na área da saúde (sejam estas ao nível da tecnologia, integração de cuidados sociais e de saúde, mudança do sistema, etc.), tendo sempre em conta a perspetiva do utilizador final. Este modelo será construído tendo por base a participação e contribuição ativa dos vários intervenientes e a tradução de conhecimento em ferramentas práticas para o ecossistema europeu e seus sítios de referência.

Este projeto de dois anos é liderado pela Tehnopol Science and Business Park e conta com parceiros na Bélgica, Espanha, Estónia, Finlândia, Lituânia, Portugal e Suécia.