UPTEC assina Carta Portuguesa para a Diversidade

A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto acaba de assinar a Carta Portuguesa para a Diversidade e junta-se às mais de 370 organizações que subscrevem os princípios da Carta. A UPTEC assume, assim, a Diversidade como um imperativo ético, traduzindo-se num princípio basilar e orientador da sua atuação interna e externa, que faz parte dos seus valores e da sua identidade institucional.

A Carta para a Diversidade, iniciativa da Comissão Europeia, é um dos instrumentos voluntários criados com o objetivo de encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade, entendida como o reconhecimento, o respeito e a valorização da(s) diferença(s) entre as pessoas.

Isabel Martins Silva, Coordenadora de Comunicação e Sustentabilidade da UPTEC, salienta que “na UPTEC defendemos a igualdade de direitos e oportunidades, independentemente da etnia, género, religião, ideologia, origem social ou orientação sexual. Já colaboramos os Ateliês Comunitários da Serve the City ou Associação Salvador e sabemos que o nosso propósito faz ainda mais sentido se as aproximarmos da nossa comunidade”, destaca.

A Coordenadora de Comunicação e Sustentabilidade acrescenta, ainda, que “numa comunidade multicultural como a da UPTEC é fácil verificar que a diversidade estimula a criatividade e inovação e as diferentes perspetivas e visões se complementam entre si. É por isso que estamos comprometidos em criar uma política de diversidade e inclusão para a UPTEC e incentivar a nossa comunidade de mais de 150 empresas a seguirem estes princípios”.

Criada em 2016, e gerida pela APPPDI – Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão, a Carta Portuguesa já conta com mais de 300 signatárias.

Share Article