UPTEC acolhe projeto de recuperação e doação de computadores da CMPorto

A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto associou-se à Câmara Municipal do Porto e vai acolher as sessões de recuperação e partilha de computadores do ReBOOT. A acontecerem às segundas e quartas-feiras na UPTEC Asprela I, as sessões vão ser dinamizadas pela Recycle Geeks – empresa incubada na UPTEC –, e têm como propósito economizar recursos naturais e financeiros, através do acesso a equipamentos digitais.

Dinamizado pela Câmara Municipal do Porto, o ReBOOT é uma iniciativa que promove a economia circular, através da reparação, recuperação e partilha de computadores com projetos e instituições sociais que necessitem destes equipamentos. A cerimónia de lançamento do projeto teve lugar esta segunda-feira, dia 12 de junho, na UPTEC Asprela I, com a presença do vice-presidente da CMP, Filipe Araújo, que anunciou a ambição de  recuperar 600 computadores em seis meses.

Com a iniciativa, a Câmara Municipal pretende contribuir para fomentar a reparabilidade e estender a vida útil de recursos, e vai ao encontro de um dos pilares do roadmap para a economia circular “Porto, Cidade circular em 2030”. A iniciativa conta, ainda, com a Porto Digital, a Porto Ambiente, a European Recycling Platform Portugal, a LIPOR e a Circular Economy Portugal como parceiros, e com o apoio da UPTEC, Faculdade de Engenharia da U.Porto, do Instituto Superior de Engenharia do Porto e da Universidade Portucalense.

As sessões de formação a decorrer na UPTEC terão em vista preparar e capacitar a população para que, sem recorrerem a profissionais ou a terceiros, consigam eles mesmos reconhecer o problema e reparar os seus portáteis em casa. As sessões são gratuitas e decorrerão na UPTEC Asprela I às segundas e quartas, entre as 18h e as 21h. As inscrições podem ser feitas aqui.

Qualquer empresa ou particular poderá entregar os equipamentos para reparação no Serviço Municipal de Metrologia, Centros de Educação para a Sustentabilidade, Ecocentro da Prelada, Ecocentro das Antas ou nos locais da Rede Crew da LIPOR, ou agendar a sua recolha. Os resíduos resultantes deste fluxo (peças irrecuperáveis, carcaças, etc…) serão entregues à LIPOR e, assim, encaminhados para reciclagem e/ou valorização.

Para além das sessões realizadas na UPTEC, o ReBOOT contará com vários eventos de reparação – Repair Café – em várias instituições da Asprela e parceiras deste projeto.

O ReBOOT faz parte do Asprela + Sustentável, um programa financiado pela EEA Grants que promove o recurso a energia renovável, mobilidade sustentável, eficiência energética e economia circular. O Asprela + Sustentável integra, igualmente, o projeto Good Foods Hub, que incentiva a adoção de uma alimentação saudável, adequada e justa, no Pólo da Asprela.