U.Porto lança nova especialização em Design de Tecnologias para a Saúde

A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto acaba de lançar um curso de Especialização em Design de Tecnologias para a Saúde, em cooperação com a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, a Faculdade de Engenharia e Medicina da mesma instituição e o centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS. A formação é direcionada a profissionais que atuam no contexto clínico e nas áreas do design, artes e engenharia informática.

Com a criação desta Especialização pretende-se dotar os participantes de uma formação sólida nos princípios do Design para meios interativos nas metodologias do Design Centrado no Humano aplicados à mHealth e eHealth. Conceitos e métodos de ‘User Research’, de “serious games”, de casos de estudo na interação Humano-Computador serão abordados no contexto da saúde. Os princípios e requisitos de privacidade, cibersegurança e legislação em vigor serão também algumas das temáticas abordadas, assim como o seu impacto no desenvolvimento, design, interação e integração da tecnologia centrada nos utilizadores de tecnologia de saúde.

A conceção de tecnologias para a saúde, totalmente adaptadas aos utilizadores finais, é um processo complexo, mas cada vez mais valorizado pela indústria médica. Compreender as práticas, objetos e contextos das pessoas – nomeadamente as envolvidas clinicamente em um processo clínico, paciente e profissional – é essencial no desenvolvimento de tecnologias que afetarão sua qualidade de vida.

O corpo docente desta Especialização é constituído por profissionais experientes nas áreas referidas, tanto de um ponto de vista académico e científico, mas também com amplo conhecimento da indústria e do setor das TIC.

Financiada pelos fundos do programa ‘Next Generation EU’ do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do ‘Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos’, esta edição do curso de especialização arranca em setembro. A 1º fase de candidaturas decorre até dia 22 de julho.

Share Article