U.Porto lança ciclo de palestras sobre pensamento criativo

A criatividade está na ordem do dia na Universidade do Porto. Promovido pelo Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), o ciclo de conferências “Creativity Talks” será um fórum de discussão sobre processos multidisciplinares de pensamento criativo, com vista à inovação e a novas metodologias pedagógicas. A primeira sessão decorre já no dia 25 de fevereiro.

Com o intuito de conferir um olhar multidisciplinar sobre as temáticas da criatividade, a iniciativa foi programada em parceria com diversas faculdades do universo U.Porto, como a Faculdade de Belas Artes (FBAUP), a Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação (FPCEUP) e a Faculdade de Letras (FLUP), com a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto e com a Casa Comum/Reitoria, tendo representantes de todas instituições no comité científico.

Dirigidas a toda a comunidade académica, instituições de investigação, organizações públicas e empresas, as “Creativity Talks” vão contar com oradores de especial relevo com competências científicas na aplicação e reflexão crítica sobre a criatividade.

Para Fátima São Simão, Diretora de Desenvolvimento – Artes da UPTEC e membro da Comissão Científica da iniciativa, “as Creativity Talks são uma importante plataforma de discussão sobre diferentes perspetivas/visões do que é criatividade.”. Fátima acrescenta, ainda, que a série de discussão pretende trazer ao debate: “Do que falamos quando falamos em criatividade? Como é que a criatividade influencia a técnica e vice-versa? Onde é que uma começa e a outra termina? Porque é que a arte é tão importante para a criatividade? Até que ponto as tecnologias digitais potenciam ou ameaçam a nossa criatividade? Estas são só algumas das questões que esperamos levantar e debater, mais do que responder – porque ser criativo também é ser inquieto!”, refere.

25 de fevereiro, pelas 17h00, é o dia da primeira conferência deste ciclo anual e terá como orador Geraint Wiggins, Professor de Criatividade Computacional na Vrije Universiteit Brussel e na Queen Mary University of London e Presidente da Associação para a Criatividade Computacional. A moderação ficará a cargo de Amílcar Cardoso, Professor Catedrático da Universidade de Coimbra.

“O Estudo Científico e Computacional da Criatividade” é o mote da sessão de arranque onde serão apresentados estudos de criatividade em filosofia, psicologia e criatividade computacional e discutidas as suas consequências para as oportunidades conexas em ciências humanas.

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória.