Startup da UPTEC vence prémio internacional de arquitetura

NATA.ARCHVIZ, um estúdio de arquitetura incubado na UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, venceu um prémio internacional de arquitetura: o Archdaily Architectural Visualization Award – Exterior na votação do público. O Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia, obra de Paulo Mendes da Rocha, foi o objeto do projeto de visualização 3D.

O projeto, que culminou com o prémio internacional, começou em fevereiro com o objetivo de homenagear Paulo Mendes da Rocha, um dos mais afamados arquitetos brasileiros e vencedor de um Prémio Pritzker.

“A visualização da arquitetura não é apenas um meio para mostrar os espaços não construídos para arquitetura, design ou fins comerciais, mas é também uma espécie de lembrança virtual — como uma fotografia de um lugar visitado que se quer manter na memória.”, refere Alban Wagener, fundador do NATA.ARCHVIZ e um dos responsáveis pelo projeto, que acrescenta que “receber um prémio como este, mostra-nos que nosso trabalho é valorizado internacionalmente e que, de alguma forma, estamos a fazer as coisas bem feitas.”

Este é já o terceiro reconhecimento internacional do NATA.ARCHVIZ, depois de um terceiro lugar numa competição de ideias para a criação de um projeto para uma cidade após a subida do nível do mar e uma menção honrosa num concurso de um museu no Reino Unido.

O Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia, de Paulo Mendes da Rocha, foi a obra escolhida pelo estúdio NATA.ARCHVIZ para o projeto de visualização de arquitetura que venceu o Archdaily Architectural Visualization Award – Exterior 2022 na votação do público.

Share Article