Startup da UPTEC usa tecnologia para ajudar a abrigar animais abandonados

A Coletiv, uma startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, criou uma plataforma que se destina à divulgação de animais abandonados e resgatados que estejam em associações. O objetivo é aumentar a probabilidade destes animais serem adotados ou apadrinhados

O Balu pretende reunir todas as associações do país para facilitar o acesso da comunidade a estes locais, assim como simplificar os processos de adoção, apadrinhamento e outros donativos

A plataforma conta com um conjunto de funcionalidades que ajudam a filtrar por localização, espécie e idade, assim como uma listagem detalhada de animais e associações, com o objetivo de facilitar o processo de adoção online.

Em Portugal, cerca de 30 mil animais são abandonados todos os anos e todos os dias centenas dão entrada em associações. “O Balu quer dar voz a todas as coletividades, independentemente da sua escala, munindo-as de uma ferramenta global de divulgação dos seus animais. Com este alargamento da audiência, queremos aumentar o número de ajudas de cidadãos comuns e, desta forma, atenuar o esforço logístico e financeiro destas instituições.” afirma André Silva, CEO da Coletiv.

Ao aproximar as pessoas das associações e dos animais que precisam de ajuda, o Balu pretende, também, adicionar transparência aos processos de adoção, apadrinhamento e outros donativos, com o intuito de melhorar a relação entre a comunidade e as associações locais.

A Coletiv, uma startup da UPTEC, continua a desenvolver o Balu, para que o projeto tenha um impacto positivo nas comunidades locais e consiga ajudar o maior número de animais e associações possível.

Share Article