Smartex, empresa graduada da UPTEC, cria centro tecnológico na Turquia

A Smartex, empresa graduada da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, vai instalar um centro tecnológico em Istambul. A startup portuguesa com soluções para reduzir defeitos têxteis para perto de 0% acaba de adquirir a TUVIS, uma empresa turca que disponibiliza recursos de Inteligência Artificial para controlar e aperfeiçoar o fator de qualidade na produção de têxteis.

A indústria têxtil é a terceira mais poluente do mundo, por isso a portuguesa, desejando afrontar este problema ambiental, justifica esta compra como mais um passo para a clara missão de reduzir os gastos e desperdícios deste tipo de indústria. Desde 2018, a Smartex desenvolve soluções de engenharia com o fim de ajudar os fabricantes de têxteis a melhorar o rendimento de produção e reduzir defeitos nas peças perto de 0%.  Agora, vai aproveitar as soluções de Inteligência Artificial da TUVIS para continuar a corrigir e monitorizar falhas no processo de produção das peças.

Segundo Gilberto Loureiro, cofundador da startup que nasceu na  UPTEC, a aquisição da empresa turca “é um movimento estratégico para aumentar a nossa equipa de engenharia a nível internacional (…) e aumentar o nosso impacto na indústria têxtil a nível internacional”. Para o centro na Turquia, a empresa vai contratar mais de 10 novos funcionários e apresenta, ainda, 75 vagas em aberto para o ano de 2023. Estes novos colaboradores podem-se candidatar a cargos relacionados com service engineering (engenharia de serviço) e costumer success (relações entre empresa e cliente), entre outras.

A empresa portuense já conta com uma equipa de 91 funcionários, oriunda de 17 nacionalidades diferentes, que operam em áreas de engenharia, software, produto e operações, etc.

Do Porto para o mundo

O novo centro de engenharia da Smartex será localizado em Maslak, na região de Istambul, um dos principais distritos comercias de toda a Turquia.

Por fim, torna-se importante assinalar ainda que estes nomes são dois gigantes na indústria e, juntos, prometem uma aliança forte e preparada para as exigências no mercado atual. A Smartex foi a grande vencedora, em 2021, da competição de startups da Web Summit e já conquistou clientes na Europa, Ásia Central, América do Sul e África. Em novembro do ano passado, completou com sucesso uma ronda de financiamento da série A, obtendo 24,7 milhões de dólares (que, segundo a própria empresa, seria destinada e expandir o negócio geograficamente). Esta série de investimento foi liderada por nomes prestigiados e reconhecidos, como a H&M, LIGHTSPEED VENTURE PARTNERS, KERING e, também, a portuguesa FABER.

A Turquia apresenta-se um dos fabricantes de indústria têxtil mais relevantes no mundo e no qual a Smartex já operava através da ERKO, um distribuidor local e que já tinha uma grande equipa de técnicos que se dedicavam a tempo inteiro.